11 dicas para crescer no Instagram mesmo sendo iniciante

Você quer trabalhar e crescer no Instagram mesmo sendo iniciante, mas não tem ideia por onde começar? Para quem segue a VEC Sistemas sabe que começamos no Instagram e em poucos meses cheguei a 1k de seguidores, trabalhando organicamente sem pagar por nada. Hoje temos mais de 17k, porém já são alguns anos de experiência na área.

Para muitos, mil seguidores pode ser pouco dentro de um prazo "longo". Afinal, tem gente que consegue 1k em 1 dia. Mas para quem está começando, não tem como investir e precisa fazer tudo sozinho, 1k em poucos meses pode ser a realização de um sonho.

Neste post nós vamos te ajudar a crescer no Instagram e fazer dele o seu trabalho. Se isso for seu objetivo, é claro!

1 - FAÇA O QUE GOSTA

Nós somos bombardeados diariamente com muitas informações e receitas milagrosas na internet, prometendo que para fazer sucesso e bombar no Instagram é preciso disso ou fazer aquilo. Muitas vezes também, vendo o sucesso de outra pessoa sempre queremos fazer algo igual quando na verdade, deveríamos fazer algo que gostamos. Simples assim! 

Sabemos que temos vários hobbys, gostamos de várias coisas e às vezes fica difícil escolher o que/qual. Mas fazendo algo que gostamos é essencial, pois só assim conseguiremos levar isso a longo prazo.

Nós mesmos já pecamos várias vezes, influenciados por algum vídeo no Youtube, de fazer ou escolher algo que nem gostamos só porquê nos deslumbramos pela "propaganda enganosa" do vídeo. E isso nunca ia adiante e acabava nos frustrando.

Foi quando decidimos fazer o que gostamos e as coisas começaram a dar certo. E hoje estamos aqui.

Por isso, anote todas as coisas que você gosta num papel em categorias. Para você entender melhor o que você gosta, o seu estilo e daí partir para a próxima dica.

2 - NICHO

No momento que você consegue ter clareza do que gosta, você também tem a clareza de qual será o seu nicho. Sobre o que você vai comunicar e também quem será o seu público-alvo.

Acredite, essa parte é super importante e em momento nenhum deixe isso de lado. Conhecer o seu nicho e principalmente saber se comunicar para atrair essas pessoas é o segredo para fazer sucesso.

E para conhecer e entender melhor o seu nicho, faça uma pesquisa. Analise os outros perfis do seu nicho e anote tudo o que puder sobre eles. Pois com essas informações você poderá se planejar melhor dos conteúdos que você postará no Instagram.

Algumas informações que você pode estar observando:

Assuntos abordados (anote em categorias)
Hashtags
Dúvidas dos leitores (comentários)
A linguagem que se comunicam
Conteúdo
Imagens
Falhas (algo que você sentiu falta)

3 - SEJA AUTORIDADE

Isso mesmo que você leu. Procure ser uma autoridade no nicho que você escolheu atuar. Não fique com medo de aparecer e mostrar quem é você. Você não precisa ser um livro aberto e ficar 24h compartilhando tudo da sua vida. Mas aparecer, mostrar quem está por trás de tudo, faz as pessoas que te acompanha a confiar e acreditar ainda mais no seu trabalho.

Você começa a ser autoridade e referência do seu nicho. E isso financeiramente falando e na questão de visibilidade será ótimo para você. Com certeza, pessoas ruins ou "haters" vão aparecer criticando o seu trabalho. Mas eles serão uma parcela muito pequena e com o tempo você vai aprendendo a lidar com isso.

Então, não deixa que o medo tome conta por algo tão pequeno comparado a todo o sucesso que você pode alcançar. Acredite em você e no seu trabalho que isso vai te dar força sempre para continuar.

4 - SEJA DIFERENTE

Busque o seu diferencial. Como já mencionamos anteriormente, quando você faz o que gosta atrelado a algo que você é bom, vai te ajudar e muito a crescer e manter o seu trabalho a longo prazo.

Traga o seu diferencial para o Instagram. Se você é bom falando, apareça mais nos stories. Se por acaso você é bom em escrever, faça conteúdos de qualidade. Temos certeza que você tem algum diferencial que você pode usar no seu trabalho.

5 - IDENTIDADE VISUAL

Isso é um ponto que eu sempre vou repetir. Procure ter uma identidade visual para o seu Instagram. Ele não só vai dar uma identidade, uma cara para o seu trabalho, como também vai transmitir profissionalismo.

E existe opções e formas de você conseguir pelo menos um básico para ter uma identidade visual. Mas não deixe de ter uma, porque as pessoas realmente se sentem atraídas quando veem um feed harmônico e organizado.

E você consegue isso criando a sua própria identidade visual, a partir de cursos ou conteúdos na internet.

Mas se você for uma pessoa que deseja algo personalizado e com a sua personalidade e tem condições de investir, você pode contratar um profissional. Para criar uma identidade visual exclusiva para você. A VEC Sistemas conta com profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de identidade visual.

6 - PLANEJAMENTO

Lembra dos assuntos que você gosta, que mencionamos para você anotar e também dos perfis de outras pessoas do seu nicho? É nessa etapa que essas informações vão te ajudar.

Não faça qualquer coisa ou poste conteúdos aleatórios. Faça um planejamento do seu conteúdo mensal no mínimo e programe com antecedência, pois se houver algum imprevisto o conteúdo não vai faltar para os seus leitores.

E depois do conteúdo planejado você pode programar esses posts com antecedência, pois assim você conseguir manter a consistência e a qualidade dos conteúdos incríveis para os seus leitores.

7 - HARMONIA

Outra coisa que eu vejo as pessoas errarem muito é na falta da harmonia e coerência do feed. Sempre recebemos comentários e mensagens de pessoas elogiando o nosso Instagram.

Do quanto ele é agradável, encantador, bonito e tudo isso só é possível pois eu procuramos nos manter fiel a nossa identidade visual. 

São detalhes e coisas simples, mas que fazem toda diferença no seu Instagram.

8 - CONSISTÊNCIA

Já falamos outras vezes aqui no blog, mas é outro tópico que vamos repetir sempre. Você precisa manter a frequência e consistência do seu trabalho. Não adianta nada você aparecer uma ou duas vezes no mês e não estar ativo na rede social.

Pois assim, você nunca vai crescer e chegar ao seu objetivo. É super importante você se dedicar todos os dias. Poste no mínimo 1x por dia no seu feed e apareça sempre que puder nos stories.

Isso é só uma sugestão, quem vai delimitar a frequência que você estará ativo no Instagram será você de acordo com o seu tempo. Existe técnicas para conseguir o melhor do Instagram, mas eu nós acreditamos muito em fazer algo que te de prazer e não uma obrigação.

9 - HASHTAGS

Abuse e use das hastags nas suas postagens tanto do feed como também nos stories. Faça no mínimo uns 3 pacs ou conjuntos de hashtags do seu nicho e vai mudando de acordo com o tipo de postagem que você faça.

Nós temos algumas com as categorias principais dos nossos conteúdos (Marketing Digital, Design e Empreendedorismo).

Sempre postamos as hashtags nos comentários assim que o conteúdo é postado, mas se você preferir pode ser junto com o seu conteúdo. Como na parte da descrição existe um limite de caracteres, postar nos comentários é uma ótima opção, pois assim, você consegue colocar uma quantidade maior de hashtags e aumentar a sua visibilidade.

10 - INTERAJA

Procure fazer sempre postar conteúdos onde as pessoas podem interagir com você, seja no feed ou no stories. Responda os comentários e directs sempre.

Delimite um horário só para essa função, pois com o tempo e com o crescimento esse número vai aumentando e você não vai viver só em função disso. É importante ter um equilíbrio. Mas nunca deixe de interagir com o seu público.

Dentro ainda na interação, algo que você consegue fazer por uns 30 minutos por dia é interagir com as pessoas que seguem os outros perfis do seu nicho. Existem programas para isso e nós já usamos no começo e usamos em nossos clientes, porém não gostamos muito. Mas no início é super possível e pode te ajudar muito a crescer de forma íntegra.

Vá em perfil por perfil e curta, siga e comente nas publicações das pessoa. Mas faça comentários verdadeiros e que estejam relacionado ao que a pessoa postou. Desses 30 minutos de dedicação, certeza que você terá retorno de pessoas te seguindo.

Não será números grandes, mas aos pouquinhos você vai crescendo. E você terá a garantia que todos que te seguem ali, são pessoas realmente interessadas no seu trabalho e conteúdo.

11 - AJUDE

Por último e não menos importante, ajude as pessoas sem esperar algo em troca. Isso agrega valor ao seu trabalho e com o tempo as pessoas estarão dispostas a gastar com aquilo que você indicar e as empresas vão começar a surgir também.

Acreditamos muito em que movimento gera movimento e tudo aquilo que damos, uma hora retorna de alguma forma. Afinal, quando você ajuda alguém solucionando os problemas, essas pessoas vão te indicar ou comprar de você depois e seu trabalho crescerá ainda mais. Tem coisa melhor que indicação boca a boca?

Essa é uma estratégia bem antiga, mas de retorno garantido. Por isso ajude sempre!

Tem alguma dúvida, sugestão ou quer deixar um agradecimento? Deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Fale Conosco pelo WhatsApp