3 passos para fazer um planejamento estratégico

Já não é mais novidade que o planejamento estratégico se tornou uma questão de prioridade para as empresas. Afinal de contas, ele é responsável pelo aumento de vendas, organização dos departamentos e o cumprimento dos objetivos de uma empresa.

Além disso, o planejamento estratégico não trabalha somente com a projeção e estratégias de vendas. Ao contrário do que muitos imaginam, ele é muito mais complexo e abrangente para uma empresa.

Ou seja, podemos concluir que o planejamento estratégico é fundamental em todas as empresas, sejam elas comércios, escritórios de advocacia, indústrias de filtro de ar, entre muitos outros segmentos.

E já que o planejamento estratégico, se bem elaborado, pode ser extremamente efetivo e gerar resultados, por que nao utilizar essa metodologia em seu negócio?

Se você quer saber como é possível realizar um planeamento estratégico de sucesso, então chegou ao local certo.

Nas próximas linhas, vamos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Inicie com um bom plano de ação

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o planejamento estratégico sempre deve incluir uma visão macro do seu negócio, destacando todas as possibilidades de expansão ou de aprimoramento de um processo.

Por essa razão, ter uma boa clareza do que foi feito e de onde pretende chegar com suas ações é uma etapa essencial.

Pense: se você trabalha em um segmento muito específico, como na venda de válvula reguladora de pressão, entre outros, suas margens de expansão são menores, não é mesmo?

Ou seja, é necessário avaliar os números do negócio, gastos, lucratividade no período, contratos realizados, alcance de novas negociações, e muito mais.

Após isso, seu planejamento pode ser corretamente iniciado e sua sua empresa pode ver onde consegue chegar com com a criação de estratégias e ações.

2- Saiba como encontrar seus clientes

Agora, chegou a hora de definir as formas de alcançar seu público-alvo. Isso significa buscar um meio de comunicação em que os seus leads e clientes estejam presentes!

Os canais e plataformas disponíveis na internet são meios extremamente úteis para alcançar, novos leads, enganá-los e transformá-los em clientes fidelizados.

Alguns exemplos de canais são os sites, blogs, redes sociais, fóruns, e-mail marketing, e por aí vai.

Por exemplo, se sua empresa presta serviços de descarte de eletrônicos, o LinkedIn se apresenta um canal de divulgação bem eficiente entre as redes sociais.

3- Utilize ferramentas para uma estratégia eficiente

Por fim, a tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas que querem desenvolver um planejamento estratégico de sucesso.

Nos dias de hoje, é possível encontrar uma diversidade de softwares e ferramentas que agilizam e otimizam o processo de criação de um planejamento. Utilizá-los vai fazer com que o seu tempo investido seja muito menor, além das informações serem devidamente armazenadas e otimizadas.

Agora que você já sabe como é possível realizar um planejamento estratégico de sucesso, o que acha de começá-lo agora mesmo e ter sucesso?


Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!