3 tendências de tecnologia que você precisa saber

Até os dias de hoje, a tecnologia está sempre evoluindo. Basta olharmos há alguns anos atrás e vamos ver que diversas revoluções já aconteceram, e o que parece ser futurista hoje, pode se tornar ultrapassado nos próximos dias.

Por exemplo: antigamente, uma indústria que fabricava produtos como disco de desbaste demorava uma grande quantidade de tempo para fabricar uma menor quantidade de produtos.

No entanto, nos dias de hoje, os processos se tornaram mais otimizados, e o tempo para a produção está bem mais reduzido. Muitas empresas nos dias de hoje nem precisam mais e mão-de-obra para fabricarem seus produtos!

É por isso que muitos especialistas afirmam que, daqui a pouco tempo, as novas tendências de tecnologias são uma forma de antecipar as estratégias e ter sucesso no mercado.

Sabemos que a tecnologia permitiu melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas, além trazer lucros e resultados para os negócios.

Por isso, nós preparamos este post para te mostrar alguma das maiores tendências que podem (e vão) revolucionar o nosso mundo daqui há alguns anos.

Continue lendo e confira! Vamos lá?

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial, ou apenas IA, se baseia no processo de desenvolvimento e implementação de mecanismos que realizam tarefas de maneira automatizada, isto é, sem a necessidade de intervenção humana.

Em outras palavras, ela é uma tendência da tecnologia que analisa e desenvolve novos mecanismos que emulam certas capacidades da cognição humana.

Esses dispositivos podem realizar processos como perceber, raciocinar, solucionar, entre outros.

Para entendermos melhor a respeito da IA, imagine que você tenha uma indústria que fabrica box blindex para banheiro, por exemplo.

Por meio da inteligência artificial, é possível otimizar a maioria dos processos e ter produtos com mais qualidade, agilidade e sem riscos ou falhas na produção! Incrível, não é mesmo?

2. Big Data Analytics

Outra tendência de tecnologia que você precisa saber para os próximos anos é o Big Data. Por sua vez, esse programa tem como finalidade armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados e informações, que normalmente seria impossível de ser gerenciada de maneira manual.

Esses dados podem ser captados por diversos tipos de sensores, como, por exemplo, as redes sociais, máquinas empresariais com fontes de redes, entre outros canais.

3. Internet das coisas

Por fim e não menos importante, mais uma novidade da tecnologia é chamada de internet das coisas, ou apenas IoT. Esse conceito possui e ideia de realizar a conexão de diversos objetos e dispositivos com a internet.

Ou seja, a internet das coisas faz com que os objetivos se conectem e se integrem entre si por meio de redes como a internet, agindo de modo inteligente e sensorial.

Imagine como é os processos de produção de uma reciclagem de lixo eletrônico, por exemplo. os dias de hoje. Por meio da internet das coisas, grande parte dos processos podem ser feitos de forma remota, pela web!

E você, o que acha sobre essas novas tecnologias na vida das pessoas e das empresas? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Fale Conosco pelo WhatsApp