A importância de um site responsivo e suas vantagens

Você sabia que o Brasil conseguiu superar a marca de 168 milhões de aparelhos smartphones ativos?

De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas, os brasileiros têm cada vez mais aderido ao uso de celulares.

Da mesma forma, as empresas também precisam se adaptar à nova realidade do mercado para suprir a atual necessidade.

Afinal de contas, com mais clientes utilizando a internet por meio de dispositivos móveis, também é preciso fazer com que o conteúdo produzido e o layout de um site seja responsivo e consiga manter o usuário por mais tempo dentro da plataforma.

Por sua vez, um site responsivo é o que consegue se adaptar a diferentes formatos de tela, seja em relação ao layout ou ao conteúdo.

Por exemplo: se você vende moinho de milho, um site responsivo seria uma plataforma no qual o cliente conseguisse acessar por seu tablet, smartphone, computador, entre outros dispositivos, sem que a qualidade fosse prejudicada.

E se você quer saber se vale a pena ou não investir em um site responsivo, nós elaboramos este post para te mostrar as maiores vantagens e benefícios dessa tendência. Continue nos acompanhando para saber de mais detalhes!

O acesso via mobile está crescendo

Nos dias de hoje, apostar na responsividade é um fator crucial. Isso, pois cada vez mais brasileiros navegam pela internet por diferentes dispositivos, especialmente por smartphones.

E a tendência é que o número de pessoas que navegam por esse meio cresça expontanemanto. Sendo assim, é essencial estar atualizado e receptivo a esse público.

O Google dá preferência para site responsivo

Outra das vantagens de um site responsivo é que os algoritmos do Google costumam levar em consideração os sites responsivos para realizar a análise de posicionamento.

Afinal, tanto o Google quanto os outros mecanismos de busca têm o objetivo de oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível. E quanto mais responsivo, melhor a experiência dos clientes.

Imagine, por exemplo, que um determinado cliente deseja comprar uma caixa d’água 5000 litros, mas que, por lentidão ou indisponibilidade do site, essa compra não seja possível. Como resultado, ele poderá se sentir insatisfeito e ter retrabalho de procurar por outra plataforma.

Maior velocidade no carregamento das páginas

Por fim, mais uma das grandes vantagens de ter um site responsivo é que as páginas são desenvolvidas de forma que fiquem mais leves e, consequentemente, passam a ter um carregamento mais rápido.

A velocidade e carregamento de uma página também é fundamental para que um cliente tome a decisão de compra. E a responsividade pode ser a solução ideal para que a venda seja concretizada com sucesso.

Ganho de tráfego

Quanto maior for a experiência do usuário proporcionada ao usuário, maiores as chances de ganhar novos visitantes em seu site.

Por isso, se você vende produtos como ácido fosfórico, por exemplo, mais tráfego significa mais contatos e negociações com potenciais clientes. Por fim, tudo isso pode ser convertido no aumento da sua receita!

Agora que você já sabe sobre a importância de um site responsivo e suas vantagens, o que acha de começar as mudanças em sua plataforma e ter sucesso?

Gostou do post? Conta pra gente!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!