Aprenda a como estruturar estratégias de vendas para sua empresa

O sucesso de um negócio costuma muitas vezes ser medido a partir do número de vendas alcançadas, principalmente em relação aos seus competidores diretos. Uma performance que parte da adoção de bem estruturadas e aplicadas estratégias de vendas.

Conceito esse que se aplica a todo tipo de empreendimento, desde um grande nome do mercado fabril até mesmo um vendedor de itens artesanais, que vende sua mercadoria por meio de um processo de visitação a diferentes casas, batendo de porta em ponta.

Mesmo com focos e métodos tão distintos de gestão, ambos os negócios buscam uma conquista de um número crescente em relação ao seu número de vendas, sendo um índice capaz de garantir até mesmo com que esse projeto tenha melhores chances de expansão.

Até porque para que uma empresa de raspagem de pisos de madeira possa investir também em outros serviços no ramo da decoração, como a instalação de diferentes modelos de piso, é necessário o acesso a um certo valor de capital para esse investimento.

E para se acumular essa renda a ser usada em um projeto de ampliação de serviços, o número de vendas obtidas acaba se destacando como um dos principais índices de uma empresa, para que ele alcance um certo número de lucratividade ideal para suas metas.

Mas a questão é que uma transação comercial envolve muitas variáveis até que uma compra possa finalmente ser fechada. A começar pela necessidade do consumidor em relação ao produto ou serviço que a ele pode estar sendo oferecido.

Mesmo quando um indivíduo possa estar interessado em realizar uma compra, ainda existem outras etapas a serem consideradas, tal como a busca por fios e cabos eletricos preço ou então pela qualidade dos fios, ambas ações que podem anteceder uma compra.

E é a partir desse tipo de pesquisa no mercado que um competidor pode conseguir sair na frente em relação aos seus concorrentes, assumindo a posição de liderança em seu segmento. Um reconhecimento que pode expandir ainda mais seu número de vendas.

De uma forma geral é possível afirmar que um processo de compra pode ser muito mais complexo do que uma simples troca monetária em troca de algum tipo de serviço ou mercadoria.

Em frente a essa complexidade é que se aponta o valor de se trabalhar com uma boa estratégia de vendas, já que será ela a responsável pelo sucesso ou baixo desempenho em relação às compras que forem feitas juntos a um negócio.

O valor de uma estratégia de vendas

O mercado vem se aprofundando cada vez mais em uma série de atitudes em relação à gestão dos mais diversos empreendimentos, visando estabelecer uma melhor conexão com o público. Uma audiência que passa a reagir a diferentes métodos de venda.

Em relação a isso é válido citar os impactos que o ambiente digital trouxe ao cenário comercial, no qual os consumidores passam a ter uma maior voz sobre o tipo de produto que podem estar em busca, cabendo ao mercado responder a isso.

Um exemplo disso está na própria praticidade que a internet pode trazer sobre algum tipo de pesquisa comercial a ser feita, permitindo a um usuário buscar por “armário inox para laboratório” e assim ser direcionado a diversos vendedores que trabalham com o item.

Sendo possível não só fazer uma comparação de preço com todos os vendedores ali presentes, como também finalizar esse tipo de compra da forma mais prática possível, podendo ser executada através do seu aparelho celular por meio de poucos cliques.

Um novo cenário que exige que as empresas precisem adaptar o seu método de atuação, principalmente em relação às suas vendas, passando a comercializar seus produtos também por meio das plataformas virtuais, para aumentar seu rendimento.

Um tipo de ação que deve ser considerada junto da sua estratégia de vendas, um processo que envolve a adoção de todo tipo de prática que possa se mostrar benéfica acerca do seu número de vendas a serem alcançadas, otimizando esse percentual específico.

Algo que pode contar até mesmo com os investimentos que podem se mostrar necessários para expandir tal índice comercial, tal como a contratação de um elaboração de projeto de terraplenagem, de forma a construir uma nova loja e assim aumentar seus lucros.

Ou seja, uma estratégia de vendas costuma abranger um número amplo de decisões que podem ser adotadas para assim otimizar o resultado comercial de um negócio.

Tudo a destacar as diversas vantagens que podem ser acessadas com tal estratégia, indo muito além de apenas um aumento no seu percentual de vendas, alcançando também benefícios como:

  • - Conquista de público;
  • - Manutenção de clientes;
  • - Expansão de um negócio;
  • - Reconhecimento de uma marca.

Questões que apontam para o valor de se desenvolver uma boa estratégia de vendas, já que essa prática pode ser útil para o alcance das mais diversas metas que podem estar associadas à gestão de um negócio.

Estruturando sua prática de vendas

Para que o seu número de vendas possa não só crescer, mas se manter em alta de forma constante, é importante a criação de uma boa estratégia nesse sentido. Algo que pode ser alcançado a partir das seguintes ações:

Construindo sua persona de marketing

Dentro do marketing existe um conceito muito aplicado que é a persona, uma espécie de personagem criado em cima das principais características do público de uma empresa, o que pode facilitar a adoção de uma série de estratégias, visando lidar com essa persona.

O mesmo é válido acerca de uma técnica de vendas, facilitando a adoção de um sistema de vendas que seja focado em um público específico, como o meio industrial e seu interesse por terminais eletricos, usando então a persona criada para obter uma boa ação de vendas.

Encontrando possíveis clientes

O uso de uma persona ajuda uma empresa em seu objetivo de encontrar novos clientes, já que permite o desenvolvimento de ações mais focada, a falar com um perfil disponível no mercado que pode aumentar o seu desempenho em vendas.

Inclusive, quanto maior for o volume de clientes alcançados, maior pode ser a lucratividades de uma empresa, permitindo assim com que ela possa subir no mercado ou até mesmo expandir o seu ramo de atuação.

Mantendo os já conquistados

Um erro comum em muitos negócios é focar apenas no objetivo de conquistar novos públicos, fazendo pouco para se manter conectado com a sua audiência anteriormente conquistada.

Em relação a isso é importante que o seu negócio de monitoramento remoto de câmeras, busque manter uma conexão com seus clientes mesmo após a finalização de uma compra

Ao continuar a se relacionar com seus clientes é possível não só contar com uma lucratividade segura e prevista, como também contar com esse público para aumentar a percepção de tal empreendimento, o que será útil até para uma maior recomendação.

Conhecendo todo o mercado

Para desenvolver a melhor estratégia de vendas é importante que uma empresa tenha um conhecimento profundo sobre todo o campo em que se encontra, analisando seu cenário comercial, seu público e também os seus concorrentes.

Conhecimento esse que pode contar com o auxílio de uma análise SWOT, conhecida também como o método FOFA, o que envolve o conhecimento de cenários como:

  • - Forças;
  • - Oportunidades;
  • - Fraquezas;
  • - Ameaças.

Pontos esses que podem ser úteis para que um serviço de instalação de ar condicionado comercial consiga adotar melhores práticas no mercado, otimizando dessa forma o seu número de vendas diante de tudo o que se apresenta em seu cenário.

Estabelecendo metas reais

O sucesso de um negócio pode ser medido por cada meta concluída, no entanto, é preciso ter bastante cuidado em relação à definição desses objetivos. Isso porque metas muito baixas podem restringir seu empenho, enquanto metas irreais podem atrapalhar sua gestão.

Análise de desempenho

Por fim, justamente em relação a essas metas definidas, é importante que um negócio trabalhe junto de uma frequente análise de desempenho, observando o número de vendas alcançado em um período, seja ele positivo ou negativo.

A partir desse estudo é possível intensificar algumas ações de vendas, ou até mesmo modificar o seu método de atuação, de forma a resolver problemas que possam estar prejudicando o seu desempenho no mercado.

E é somente ao estruturar da melhor forma possível a sua estratégia de vendas que um negócio qualquer, como um serviço de administração de condomínios, consiga amplificar assim suas vendas, seu público e seu desempenho de uma forma geral.

Prática essa que é comum então de ser aplicada aos principais nomes no mercado, com destaque para empresas líderes em seu segmento, como:

  • - Avon;
  • - Natura;
  • - Netflix;
  • - Americanas;
  • - Amazon.

E se grandes companhias dependem de uma boa estratégia de vendas, o mesmo pode ser dito para todo tipo de empreendimento que busca crescer em sua área.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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