Aprenda a fazer uma gestão eficiente na sua indústria

 sonho de qualquer gestor de indústria é otimizar a produção de materiais, né? O que muita gente não sabe, é que para uma operação ser eficiente, engajada e econômica é importante um bom planejamento industrial.

Assim, é possível evitar riscos ou imprevistos durante o processo de produção, além de facilitar o controle e garantir resultados positivos.

O planejamento de produção é o que garante o sucesso da indústria, pois é o que garante a redução de custos e maior eficiência - fato que garante a empresa ativa no mercado.

Quando falamos de gestão industrial, automaticamente pensamos na indústria 4.0. É ela quem impulsiona os avanços no processo produtivo, automatizando o trabalho que antes era feito manualmente e potencializando o planejamento dos gestores.

A indústria 4.0 modificou o modo de aquisição e tratamento de dados, podendo acelerar o processo de tomada de decisão dos gestores e facilitando o funcionamento da organização em diversas dimensões.

Por exemplo, um corante para resina que era produzido durante horas e de forma manual, hoje é possível que esteja na casa do consumidor no mesmo dia em que foi feito - claro, graças a automatização das máquinas.

Podemos perceber que com a chegada dessa revolução muita coisa foi substituída, né? O trabalho manual foi uma delas. Com isso, para acompanhar todas essas mudanças, é importante gerenciar a sua empresa conforme o avanço da tecnologia.

Por essa razão, separamos algumas dicas para fazer uma gestão eficiente na sua indústria. Confira!

Dicas para fazer um bom planejamento

Sabemos que um gestor tem inúmeras responsabilidades. Controlar mercadoria, fornecedor, concorrente e claro, os clientes.

Sendo assim, fizemos uma lista para te auxiliar com as atividades diárias de uma forma bem prática.

Analise os potenciais e fraquezas da sua indústria

É extremamente importante conhecer os pontos a serem melhorados e o que a empresa tem de vantagem.

Nesse momento, faça um levantamento dos dados de qualidade e os analise. Assim, poderá observar de forma crítica quais etapas não estão com eficiência ideal.

Faça uma comparação entre os concorrentes. Se você atua com filtro plissado, quais os diferenciais na produção de cada um dos concorrentes? Suas linhas de produção são eficientes? E a infraestrutura?

Calcule sua demanda

Para que a produção da sua indústria seja bem gerenciada, é essencial possuir um processo sustentável.

Por isso, avalie qual a demanda da sua empresa, e verifique a capacidade de produção da sua equipe para que os profissionais possam trabalhar em um ambiente saudável.

Lembre-se de que comprometer-se com determinados prazos de produção e não cumprí-los pode prejudicar a sua industria. Sendo assim, analise sempre se a sua empresa tem porte para tal pedido e se os seus colaboradores poderão cumprir o prazo estabelecido.

Administre o seu estoque e armazenagem

Enquanto a gestão de estoque é responsável por controlar o abastecimento da sua linha de produção, incluindo as matérias-primas e recursos, a armazenagem foca na operação para gerenciar esse abastecimento.

Ter um padrão para desenvolver esses dois processos em sua indústria pode fazer uma grande diferença para que os seus produtos sejam bem armazenados e entregues com qualidade e segurança até o cliente.

Treine os colaboradores

É importante que os gestores invistam em treinamento para a sua equipe, assim, eles poderão realizar suas tarefas da melhor forma possível.

Além disso, os gestores devem incentivar os seus funcionários a buscarem eficiência em suas funções, dessa forma, o colaborador se sentirá valorizado e, consequentemente motivado.

Estabeleça metas

A organização é fundamental para o sucesso do seu planejamento. Os gestores podem utilizar dados que já possuem sobre o processo de produção para elaborar metas mais eficazes.

Além disso, faça um roteiro dos recursos que você vai utilizar para alcançá-las, isso vai te auxiliar durante as atividades.

Monitore o processo

É de extrema importância que os gestores tenham controle sobre todos os passos da produção para que ela seja eficiente.

Se seus colaboradores trabalham com um motor elétrico usado, atualize os seus equipamentos e verifique sempre os seus resultados.

Desenvolvendo uma visão clara sobre os resultados, é possível trazer sucesso ao seu plano.

Agora que você sabe os processos de um bom gerenciamento, é importante utilizar ferramentas tecnológicas para otimizar o processo.

Busque por ferramentas que tornem o processo mais ágeis e flexíveis, isso poderá te auxiliar com as informações das atividades produtivas.

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Fale Conosco pelo WhatsApp