B2B e B2C: como aplicar na estratégia de vendas?

O mercado conta com diversas características distintas que devem ser analisadas por quem busca adentrar esse universo, permitindo assim que um negócio possa alcançar a melhor performance possível dentro de sua área por meio do B2B e B2C.

Esses são formatos diferentes de mercado que trazem diferentes responsabilidades e recompensas para um negócio, sendo importante então conhecer os atributos associados a cada perfil, para assim definir uma estratégia de sucesso para esse empreendimento.

E da mesma forma em que uma área comercial pode contar com um número amplo de diversas empresas, todas a disputarem entre si pela recepção do público, essa diversidade pode se tornar ainda maior se levarmos em conta os diferentes modelos de negócio.

Isso por meio da forma em que uma empresa busca se associar a um público, podendo ser uma audiência formada pelo chamado de público final, ou então sendo um grupo de espectadores de perfil empresarial, tal como um fornecedor de seringas.

Pois enquanto alguns serviços médicos podem estar destinados ao público comum, como uma pessoa que agenda uma visita ao seu nutricionista, tal área hospitalar pode precisar do apoio de certas companhias, que fornecem equipamentos úteis para as suas atividades.

Diante desse cenário, é possível dizer que ambos esses perfis de negócio trabalham juntos, cada um dependendo das ações do outro para assim definir as melhores estratégias possíveis, sendo capaz de manter esses dos meios de mercado em pleno funcionamento.

Uma relação que pode ser vista em praticamente todas as etapas no que envolve a gestão de um negócio, como o trabalho de um escritório de consultoria contábil para abertura de empresa, cujas ações podem ajudar um negócio a agir em seus primeiros passos.

Tudo a estabelecer uma importante relação entre diferentes campos do comércio, trabalhando para agradar clientes, vendedores, fornecedores e funcionários, ou seja, cada grupo que possa ter o seu papel dentro de um vínculo comercial a ser mantido.

E para garantir que essa relação ocorra da melhor maneira possível, é importante conhecer tanto sobre as atividades do seu mercado como também ações que podem ser vistas em áreas associadas, destacando-se assim o valor e diferenças do mercado B2B e B2C.

B2B e B2C: o que distingue essas fases do mercado?

O setor comercial, de uma forma geral, pode ser definido como uma área que envolve a ação de diferentes empreendimentos, cada um a contar com um objetivo em comum, que é realizar a venda dos seus produtos e serviços, sejam eles quais forem.

Esse é o centro de todas as atividades comerciais, estabelecendo o que hoje conhecemos como mercado, contando apenas com valores, mercadorias e trocas diferentes, no que se refere o método de acesso de um cliente àquilo que uma companhia oferece.

Uma relação que teve início com as trocas comerciais, de um produto por outro, via a prática de escambo, e que depois evoluiu para o recebimento de algum tipo de elemento de valor, como uma moeda, uma cédula e mais recentemente o uso de artigos digitais.

Apesar desse escopo comum sobre como ocorre uma compra ou contratação de um serviço, passando pelo contrato a ser feito com empresas de jateamento com gelo seco até a aquisição de uma peça de roupa em uma loja, a relação com cada público diverge.

Levando assim a formação de diferentes áreas de negócio, como o setor de moda, de alimentação, além de muitos outros que podem ser encontrados no mercado, acompanhando as necessidades apresentadas pelo público.

Acerca dessa diferenciação de audiência, dois formatos de comércio acabam por se destacarem, sendo os chamados B2B e B2C, cada um a contar com um perfil diferente de público, assim como estratégias distintas que podem ser adotadas para cada escopo.

É importante conhecer essas diferenças para compreender em qual campo se aplica o seu negócio, e a partir disso tomar as melhores decisões acerca da sua gestão.

B2B - Mercado Empresarial

O B2B é a sigla para Business to Business, ou seja, trata-se de negócios que são feitos de uma empresa para outra. Dentro desse mercado é possível destacar as atividades de um serviço de fretamento de vans para empresas, por exemplo.

Uma companhia cujas atividades não estão destinadas ao público final, mas sim a outras empresas, tal como uma produtora que precisa transportar uma série de equipamentos, além da equipe que trabalha com um artista que irá se apresentar em um festival.

Dentro desse modelo de mercado é possível citar áreas como:

  • - Tecnologia;
  • - Matérias-prima;
  • - Indústria.

Um mercado de grande importância para a manutenção do próprio mercado voltado ao consumidor, já que a partir desse modelo adotado por fornecedores que uma loja de roupas pode exibir em sua vitrine peças distintas, compradas de diferentes estilistas.

B2C - Mercado Consumidor

O B2C (Business to Consumer) já atua com outro perfil de público, pois como o seu nome aponta, trata-se da relação de venda da empresa ao consumidor. É possível destacar nessa relação um cliente que faz suas compras do mês no supermercado, por exemplo.

Esse modelo, inclusive, é o mais comum de se encontrar no mercado, tratando-se de empresas que atuam com o objetivo de conquistar o interesse de compra de um público direto, sem que tais vendas passem por algum tipo de revendedor.

Nessa área, as opções costumam ser maiores em relação a diferentes empreendimentos, entre esses modelos destacam-se lojas voltadas a ramos como:

  • - Vestuário;
  • - Alimentício;
  • - Serviços gerais;
  • - Maquiagem.

Um método de venda que não necessariamente está separado do B2B, já que existe a possibilidade em que um serviço de aplicação de insulfilm espelhado possa ser destinado tanto ao setor comercial direto, como ao meio empresarial.

Com tal aplicação podendo ser usada em um imóvel residencial, assim como em uma fábrica, tendo utilidade para ambos esses propósitos, o que faz de tal negócio um empreendimento que atue tanto como um comércio B2B e B2C.

Diante desses dois modelos, assim como a sua possível relação, é importante a quem gerencia um negócio conhecer sobre as especificidades de cada formato comercial, para assim adotar as estratégias que melhor se apliquem aos seus projetos.

Principalmente em relação às práticas de venda que se associam de forma diferente ao B2B e ao B2C.

Estratégias comerciais para cada modelo

Por se tratarem de modelos distintos, a lidarem com um perfil diferente de público, é importante compreender quais são as melhores ações a serem adotadas em um negócio, levando em conta as expectativas do seu público almejado.

Algo que é válido tanto para empresas de anos de mercado, como grandes conglomerados, mas também para pequenos negócios, que contam com as expectativas de sua audiência até mesmo para alcançar posições dentro da sua área comercial.

O que faz com que seja importante para uma empresa especializada em licenciamento ambiental conhecer a fundo não só a sua área de atuação, mas também as diferentes estratégias que devem ser adotadas quando trata-se de algo voltado ao B2B ou ao B2C.

Estratégias otimizadas ao B2B

Dentro do mercado empresarial, é importante trabalhar com alguns conceitos de valor do marketing, tal como com o e-mail marketing, que permite a uma companhia estabelecer uma comunicação direta com seus clientes comuns, atuando para fidelizá-los.

Um objetivo que pode ser trabalhado a partir da produção de conteúdos que trazem informações sobre os seus produtos, assim como as novidades presentes nesse mercado, tudo de forma a estabelecer uma melhor relação com a sua audiência desejada.

Um mercado que pode contar também com estratégias que podem levar a melhores resultados, a partir do momento que tal negócio adota o processo de automação de suas atividades, com o uso de softwares práticos, que levem a boas soluções.

Como um fornecedor de exaustores para empresas que, ao trabalhar com uma estratégia voltada a automatizar suas ações, pode ter uma relação mais eficaz com o seu mercado consumidor, conhecendo seus dados e com base nisso criando ações mais positivas.

Estratégias otimizadas ao B2C

Já quando se fala do mercado voltado ao consumidor, as opções de estratégias se tornam muito maiores por se tratar de um formato comercial mais popular na sociedade, a abranger um número amplo de opções.

Nesse caso, é indicado trabalhar com um perfil a ser montado em cima do seu público, para com base nessa persona de marketing ser possível criar ações personalizadas, que levem a uma melhor interação com essa audiência em particular.

Usando dessas informações para adotar uma comunicação mais assertiva, por meio de plataformas como:

  • - Redes sociais;
  • - E-mail;
  • - Site;
  • - Telefone.

Ou seja, canais que, ao serem bem administrados, podem fazer com que uma companhia conquiste uma melhor relação com o seu público direto, sendo essa a principal característica do mercado B2C.

A partir do estudo em cima de cada um desses formatos comerciais, é possível para uma empresa conquistar uma melhor relação com o seu público, fazendo com que alguém que pesquise por táxi aéreo avião seja direcionado a uma empresa que atue na área.

Com ela podendo ganhar uma atenção maior de tal público ao adotar estratégias que estejam alinhadas ao seu perfil comercial, como algo B2B ou B2C.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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