Black Hat SEO: o que é e como aplicar nos negócios

O black hat SEO se tornou um conceito muito famoso nos últimos tempos, mas o que ele possui de fama, ele também possui de problemas para quem resolveu apostar em alguma de suas técnicas duvidosas. 

Hoje, vivemos em uma geração onde a internet se tornou a grande protagonista do mundo, é difícil encontrar alguém que não use a internet para se atualizar sobre as notícias do mundo e até mesmo para realizar suas compras. 

Para quem sempre teve o sonho de empreender, a internet ajudou esse objetivo a se tornar ainda mais acessível, pois permitiu que os empreendedores construíssem sites e perfis nas redes sociais que permitam a divulgação de seus produtos ou serviços. 

Construir um site de vendas nos buscadores ou perfis nas redes sociais para vender produtos ou serviços nunca foi tão simples como se tornou após a chegada da internet, o que mudou por completo a realidade do mundo. 

Encontrar uma boa antecipação para empresas ficou ainda mais simples com a ajuda da internet, e obter uma posição dentro dos buscadores também se tornou mais acessível com boas estratégias de marketing.

E quando falamos de posicionamento nos buscadores, nos referimos a posição que cada site possui dentro dos buscadores, principalmente dentro do Google, que se tornou o maior buscador de informação em todo o mundo. 

Quando uma pessoa pesquisa algo no Google, é normal que ela encontre uma lista com diversos sites que podem ajudá-la a encontrar o que pesquisou. E na teoria, o primeiro site que aparece é o melhor, pois ocupa a primeira posição na lista de resultados do buscador.

Mas dizemos em teoria pois, nem sempre o site que está na primeira ou nas primeiras posições é, necessariamente, um site de qualidade. Muitos chegaram até ali pagando milhões para a plataforma ou usando técnicas de black hat. 

Por exemplo, uma pessoa ao procurar por uma empresa de portaria terceirizada para o seu condomínio, realiza uma pesquisa minuciosa para ver qual a melhor e qual pode estar tentando aplicar um golpe nos clientes. 

Com o passar do tempo, plataformas como o Google também começaram a estar mais atentas aos sites que chegam às primeiras posições por usarem estratégias certas ou por apostarem no black hat. 

Pensando nisso, hoje iremos conhecer esse conceito a fundo, assim como as principais técnicas dele e que você deve evitar a todo o custo, pois os resultados estão longe de serem bons para quem usá-las. 

Conheça o conceito de black hat

O black hat pode ser entendido como um conjunto de técnicas completamente erradas e que são aplicadas em sites para que eles obtenham resultados rápidos, de preferência, o aumento de suas posições dentro do Google. 

Assim como uma empresa de projetos hidráulicos possui diferentes estratégias para atrair nervosos clientes, os sites que desejam crescer dentro dos buscadores também contam com diferentes estratégias para tal. 

Acontece que nem todas as estratégias são boas e muito menos aprovadas pelos algoritmos dos buscadores, que trabalham incansavelmente para encontrar quem está descumprindo as regras da plataforma. 

Os algoritmos funcionam como uma espécie de robôs que passeiam pelos sites presentes nos buscadores à procura daqueles que estão indo contra as regras e normas da plataforma e usando técnicas ilícitas para ganhar resultados rápidos. 

Todos querem resultados, os empreendedores que abrem um site na internet e começam a alimentá-lo com conteúdo voltados para o seu segmento, desejam que isso gere bons resultados, mas eles não chegam do dia para a noite. 

Pense que para realizar os melhores serviços de manutenção disjuntor é preciso de dias com trabalho eficiente, o que prova que bons resultados não ficam prontos em algumas horas, mas levam tempo de preparo e construção. 

Dentro do meio digital não é diferente, é preciso ter calma, eles não chegam de uma hora para a outra e, acredite, muito menos através de técnicas que enganam os usuários. 

Sendo assim, podemos entender que o black hat é tudo o que se deve evitar dentro de um site onde se deseja a construção de resultados lícitos e que entregue sempre o melhor aos usuários e a empresa. 

Principais técnicas de black hat que você deve evitar usar

Como bem mencionamos, o black hat parte de um conjunto de ações que não são permitidas dentro dos buscadores, e para que você evite ao máximo usá-las em seu site, segue abaixo algumas das principais e mais graves. Confira: 

Keyword stuffing

Essa técnica é muito usada por quem deseja atrair clientes através da busca por palavras-chave, mas acaba fazendo isso da maneira errada, diferente de uma empresa que presta serviço de gerenciamento de obras e que realiza a estratégia da maneira certa. 

Em suma, essa técnica se baseia na inclusão excessiva de um determinado termo dentro de um texto, ou seja, é a ação de colocar a mesma palavra-chave inúmeras vezes dentro do texto apenas para que ela chame a atenção dos algoritmos. 

Isso, claramente, não traz bons resultados, pois a inclusão excessiva desses termos acaba deixando o conteúdo saturado e sem nexo, o que é considerado black hat pelo Google. 

O ideal é usar a palavra-chave com um bom intervalo de espaço e em meio a um contexto onde ela seja inserida naturalmente. 

Conteúdo oculto

O conteúdo oculto é uma técnica onde os donos de sites incluem pedaços de textos ou até mesmo um texto inteiro em alguma parte do site, mas esse texto acaba ficando invisível por alguma razão, o que gera grandes problemas. 

Assim como uma empresa que realiza uma boa analise de falhas mecânicas encontra os devidos problemas em poucos minutos devido à competência de seu trabalho, os algoritmos dos buscadores também identificam os conteúdos ocultos em poucos segundos. 

Algumas vezes é um texto na cor branca por cima de um fundo branco ou até mesmo letras invisíveis por cima de um banner, isso é considerado black hat e é identificado rapidamente pelos algoritmos.  

Conteúdo duplicado

Já o conteúdo duplicado vai além de apenas uma técnica de black hat, mas também pode ser considerado um crime de plágio, o que deixa a marca à mercê de processos pela própria plataforma ou pelo autor original do conteúdo. 

Essa técnica se baseia na reutilização de um conteúdo que já existe na internet, com as mesmas palavras e com a mesma construção, sem a identificação de créditos por ele, como se desse a entender que foi aquele site que produziu aquele conteúdo. 

Assim como uma empresa de montagem industrial sabe que é a única melhor no segmento, os algoritmos sabem quem é o melhor em cada segmento e está atento para a exclusão imediata de conteúdos duplicados. 

Linkfarm

Por fim, mas não menos importante, a técnica conhecida como fazenda de links se baseia na ação da inclusão de links que levam o usuário para sites sem relevância, apenas para que se trabalhe a estratégia de link building. 

Acontece que isso só traz prejuízos para o site, pois ao ver que os links levam os usuários para sites sem relevância, os algoritmos bloqueiam o acesso e fazem o máximo possível para que aquele site não obtenha bons resultados no ranking de pesquisas. 

Essas são apenas algumas de inúmeras técnicas de black hat que existem e que vale a pena ser conferida para que você evite ao máximo o seu uso e opte pelas estratégias corretas que te trarão bons resultados. 

Entenda como esse conceito prejudica o seu site

As estratégias de SEO, que são as melhores para quem deseja um bom resultado no Google, podem ser usadas tanto por uma empresa de toldos quanto por qualquer outro tipo de negócio que deseje bons resultados no meio digital. 

O black hat deve ser um conceito inexistente dentro do seu negócio, pois além de ser algo antiético dentro do universo online, ainda se trata de técnicas que podem ser consideradas um crime e trazer péssimos resultados para o seu site, como:

  • Queda de 30 posições no ranking;
  • Banimento do Google;
  • Queda de 50 posições;
  • Multas e processos;
  • Queda de 950 posições;
  • Exclusão dos conteúdos;
  • Bloqueio do site;
  • Entre outros. 

Os algoritmos que mencionamos anteriormente, que funcionam como uma espécie de robôs, passeiam pelos sites e estão todos os dias à procura daqueles que usam estratégias errôneas como o black hat para puni-los de maneira severa. 

Mas da mesma forma, eles estão à procura daqueles sites que usam as estratégias corretas para ajudá-los a crescer naturalmente nos buscadores, oferecendo o site para todos aqueles que pesquisarem sobre algo relacionado. 

Sendo assim, entendemos que por mais maravilhosas que sejam as promessas do black hat, não passam de uma grande mentira. Procure pelas estratégias de SEO e realize um trabalho ético e profissional, só assim irá obter resultados e de muita qualidade. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!