Como o podcast pode ajudar no seu negócio?

Um podcast é um conteúdo em áudio que pode ser disponibilizado por meio de um arquivo ou uma plataforma de streaming.

Conta com a vantagem de poder ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar e pode ser ouvido diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. Costuma-se abordar um assunto específico para a construção de uma audiência fiel.

O fato é que os podcasts vêm se tornando uma nova parte, até um pouco inusitada, da estratégia de marketing digital de muitas empresas e marcas. Do ponto de vista das empresas, são fáceis de produzir, e do ponto de vista do público, são fáceis de consumir.

Neste artigo vamos entender por que ter um podcast pode ajudar sua marca a crescer e se destacar no mercado.

Com um material que pode atingir o público a qualquer momento do dia e retê-lo, ainda que esteja fazendo alguma coisa, pois ninguém precisa parar o que está fazendo para ouvir um áudio, traz novos horizontes.

O fato é que as pessoas estão consumindo cada vez mais podcasts sobre os mais diferentes temas, e as marcas precisam se fazer presentes para colocar seu negócio em evidência.

Como o podcast ajuda o marketing?

Pontuamos a seguir algumas razões e motivos de como um podcast pode ajudar o seu negócio de paisagismo para empresa e os mais diversos segmentos.

Diversificação

Ao publicar um conteúdo em áudio, muitas vezes em formato mp3, que pode ser ouvido por meio de uma player online ou download, você acaba atingindo um público muito específico, que não gosta tanto de consumir vídeos ou textos.

Diversificar sua produção no marketing digital é muito importante para o sucesso das suas estratégias. Se você publica apenas um tipo de conteúdo em uma única plataforma, seu conteúdo perde potencial para diversos outros públicos.

Você pode, por exemplo, escolher uma pauta central, como projeto de estrutura metálica para telhado e gravar um vídeo. A partir desse vídeo é possível desenvolver artigos para blog e um áudio para podcast, atingindo todos os públicos.

Ter um podcast ajuda criando resiliência para o marketing do seu negócio, pois suas estratégias passam a atuar em diversas frentes.

Pode ser uma vitrine para exibir toda sua expertise

A melhor maneira de um empresário mostrar que conhece bem seu negócio é falando sobre ele. E é exatamente isso que um podcast disponibiliza: um espaço para se discutir sobre os mais variados assuntos relacionados a um tema central.

O tema de um programa ou de uma série de episódios pode ser seu próprio negócio de empresa construção e reforma, por exemplo, ou algo que tange o seu produto.

É importante pensar em pautas que abranjam assuntos que você domina para intercalar sobre a questão da sua marca, produto ou serviço, pois você não precisa falar exclusivamente do seu negócio todo o tempo.

Com um pouco de pesquisa você logo encontrará assuntos para diversificar seu discurso, e a ideia é ser simples, falar do cotidiano e criar empatia com um conteúdo atrativo.

Com um programa que valida todo o conhecimento que você tem na sua área, você passa a ser visto com uma autoridade que vale a pena seguir e ouvir. Quando se trata de um especialista sério que conquistou o mercado com seus podcasts, todos querem fazer negócio com ele.

Originalidade e criatividade para sua marca

É comum que muitas marcas passem anos tentando encontrar uma personalidade que as tornem mais humanas e mais próximas do público, gastando muito dinheiro nessa empreitada.

Nada mais indicado e simples do que dar uma voz à sua marca, e um podcast pode se tornar a voz da sua empresa.

Um negócio que tem uma voz que responde por ele e é conhecido de todos, consegue se aproximar mais facilmente de seu público-alvo, criando um relacionamento que pode durar muitos anos.

Do ponto de vista dos consumidores, é muito mais fácil confiar em uma marca que apresenta voz e personalidade, mostrando que existem ali pessoas de verdade.

Imagine que seu podcast oferece ao seu público-alvo detalhes sobre prestação de serviços de instalações elétricas, ajudando no dia a dia e dando uma voz a quem pode se identificar e se relacionar.

Dá a audiência mesmo em um formato de conteúdo oposto

Muitas empresas e marcas estão produzindo vídeos para redes sociais e artigos para blog, mas poucas estão investindo no podcast, mesmo que os números mostrem que a quantidade de ouvintes vem crescendo a cada ano.

É claro que os conteúdos que temos ultimamente a grosso modo na internet, tais como:

  • - Vídeos;
  • - Textos;
  • - Infográficos;
  • - Webinars.

Eles nunca irão desaparecer, mas o público não qualifica somente a qualidade do conteúdo, mas também sua variedade.

O que ocorre é que algumas empresas não se preocupam em fazer podcast sobre empresas de caldeiraria e montagem industrial porque acham que já chegaram ao auge da produção com os vídeos.

Mas as coisas não são tão simples assim, e oferecer conteúdos em formatos diferentes para sua audiência é um diferencial que pode ajudar sua marca a crescer, principalmente se for um pioneiro em um novo espaço.

E como as pessoas estão consumindo cada vez mais os podcasts, se torna necessário que empresas e marcas se façam presentes.

Propicia uma alta acessibilidade

Imagine agora que estamos propondo para você uma mídia que seu público pode acessar a todo o tempo. Seja no transporte público, andando de bicicleta, malhando na academia, enquanto cozinham, dirigem, no trabalho, antes de dormir, a qualquer hora do dia.

Em suma, esse é o poder do podcast, uma mídia extremamente democrática, que possibilita as mais diversas experiências desse contato via áudio.

Podcast cria audiência, engaja e estimula autoridade

Grandes marcas começaram a investir em podcasts, como a Volkswagen, pois esse tipo de conteúdo cria uma audiência muito interativa e fiel, algo que pode ser comparado ao rádio.

O podcast é dito como uma forma de agregar valor por prender a atenção do público por apenas um sentido sensorial, a audição, o que abre espaço para que o ouvinte faça outras ações, como imaginar, tomar notas, pesquisar o conteúdo e estudá-lo em tempo real.

Estar ali falando diretamente com cada usuário gera engajamento, além de estimular a criação de audiência.

Uma empresa de paineis elétricos sabe que, assim como os vídeos, o podcast traz uma visão de autoridade da empresa em relação a determinados assuntos.

A empresa se compromete a divulgar conteúdos que tenham o objetivo de solucionar problemas da audiência, e ela percebe e muitas vezes retribui isso.

Considerações finais

A vida urbana é movimentada e acelerada, exigindo cada vez mais das pessoas nos dias atuais. O que acontece é que cada vez mais estamos sem tempo de executar nossas tarefas, e então como consumir mídia?

Cada vez temos menos tempo para fazer as coisas, e isso se relaciona com o consumo de conteúdo. Afinal, a cada dia que passa temos mais conteúdo para consumir e menos tempo para fazer isso.

Uma empresa prestadora de serviços ambientais que investe em podcasts sabe que ele vem justamente para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária.

Isso ocorre pela facilidade de simplesmente apertar o play no carro, no ônibus, na academia, durante o jantar, ou seja, a qualquer hora. Mesmo para quem fica mais em casa e tem suas tarefas, ouvir o podcast pode ser estimulante na execução de tarefas diárias.

Seja quando toma banho, enquanto faz o almoço ou realiza tarefas mais automáticas, você pode consumir conteúdo por podcasts. Quem sabe este não é o momento ideal para começar a produzir esse tipo de conteúdo para sua empresa?

Grandes e médias empresas já se ligaram nessa nova tendência do mercado de consumo de conteúdo. Uma empresa de regularização ambiental de empresas sabe que existe uma popularização cada vez maior dos podcasts nas vidas das pessoas.

É dessa forma que os podcasts vão ajudar sua estratégia de marketing digital no seu negócio. Com um público que está inovando a forma de consumir conteúdo, os podcasts são opções versáteis que podem ser consumidas de todas as formas em qualquer lugar.

Trazendo praticidade e versatilidade aos ouvintes, o podcast traz consigo um universo de possibilidades para sua empresa. É preciso investir em novas ações e estratégias que permitam maior aproximação e humanização de uma marca.

Os podcasts estão aí para suprir a necessidade de conteúdo de pessoas que não consomem os textos e os vídeos em geral. Saiba atingir todos os tipos e públicos, diversificando as linhas de seu marketing digital, bem como suas estratégias.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Últimos Posts
Siga a VEC Digital
Receba nossas novidades diariamente!