Cross merchandising: entenda do que se trata

O sucesso de um produto no mercado depende de um conjunto variado de fatores, incluindo a forma como essa mercadoria é vista dentro de um ponto de venda, seja em uma vitrine ou em uma prateleira, conceitos a serem trabalhados pelo cross merchandising.

Um conceito mercadológico desenvolvido para aumentar a venda de um produto de acordo com a forma em que ele é visualizado no mercado, estando associado a outras concepções que podem ser trabalhadas em um meio comercial, como a associação com outros itens.

Sendo essa uma entre diversas estratégias que podem ser adotadas por uma marca para garantir um número otimizado de vendas, tudo a ser devidamente analisado pelos especialistas de marketing, que observam o mercado em busca de conhecê-lo melhor.

Pois assim como uma empresa de levantamento topográfico pode otimizar os seus serviços hoje a partir da adoção de novas ferramentas tecnológicas, capazes de aprimorar a análise a ser feita em espaço de terra, o mercado como um todo também se transforma.

Isso não só levando em conta a disponibilidade de novos equipamentos, mas também o comportamento da própria sociedade em relação aos produtos e serviços que podem ser encontrados no mercado. Eles que reagem às necessidades e expectativas desse grupo.

Sendo esse o motivo pelo qual diversas companhias passaram a trabalhar com o mercado digital, diante do acesso cada vez maior de diferentes grupos sociais a esse tipo de plataforma, existindo o dever das empresas de acompanharem o seu público.

O que faz com que uma agência de consultoria técnica ambiental passe agora a oferecer os seus serviços também de forma digital, visando alcançar uma maior percepção do seu público almejado, utilizando de estratégias voltadas a conquistar tal audiência.

Da mesma forma que existem outras aplicações que podem ser adotadas nesse sentido dentro do mercado tradicional, como é o caso do citado cross merchandising, um conceito que busca otimizar a venda de diversos produtos de forma conjunta.

O diferencial do cross merchandising

Dentro do marketing existem diversas estratégias que podem ser adotadas para garantir melhores índices em relação aos números de venda de uma empresa, ações essas que precisam ser consideradas caso uma marca esteja em busca de crescer no mercado.

É importante levar em conta o comportamento do seu público, adotando então estratégias que permitam com que um negócio possa alcançar melhores resultados, como a venda de suas mercadorias, um maior alcance da sua marca, além de outros benefícios.

Tudo o que permite uma empresa conseguir destacar-se dentro de sua área comercial. Mas para alcançar esse objetivo não basta somente utilizar das ações disponibilizadas pelo marketing, é preciso também adotar estratégias que estejam alinhadas ao seu negócio.

Como empresas de tecnologia que podem trabalhar com o conceito de marketing digital ou então empresas de manutenção de grupo gerador capazes de adotar estratégias do chamado marketing verde, focado em ações voltadas à manutenção do meio ambiente.

Dentre essas estratégias disponibilizadas pelo marketing, é possível destacar o merchandising, uma ação do mercado presencial na qual uma companhia pode trabalhar melhor suas vendas a partir da forma em que exibe seus produtos no mercado.

Como no destaque que uma mercadoria recebe ao se posicionar no centro de uma prateleira no supermercado ou até mesmo de acordo com a relevância que tal item pode conquistar ao ser exibido em uma vitrine, por se tratar do lançamento de um produto.

Mas assim como o mercado avança, o mesmo pode ser dito também sobre as estratégias de marketing, nesse caso sendo possível destacar o chamado cross merchandising, uma ação de venda que permite com que um produto possa receber atenção diferenciada.

Tudo isso através da posição não apenas de uma mercadoria em um estabelecimento comercial, mas também pela relação que pode ser feita com outros produtos disponíveis nessa loja, estabelecendo assim uma comunicação cruzada de diferentes itens.

Como uma marca de molhos de tomate que pode receber uma maior consideração de compra ao ser posicionada justamente ao lado do setor de massas em um supermercado de acordo com o objetivo de um cliente em busca por preparos para a sua macarronada.

Uma ação similar ao que ocorre ao recorrer a serviços de call center, com o telemarketing de uma empresa aproveitando essa ligação para adquirir um produto específico para oferecer outro relacionado, como um plano de TV junto de uma assinatura de internet.

No caso do cross merchandising, essa estratégia de venda cruzada é destinada principalmente para o mercado físico, atuando para se aproveitar de uma possível consideração de compra ao apresentar para o cliente produtos que possam ser alinhados.

Como alguém em busca de um pack de cervejas que acaba levando um biscoito de petisco após esse tipo de produto alimentício ser posicionado justamente na mesma sessão do mercado, próximo então a essa área de bebidas alcoólicas.

Ação que claramente pode garantir um maior índice de vendas para ambos os produtos, além de muitos outros benefícios perceptíveis.

As vantagens comerciais do cross merchandising

Tal estratégia comercial consegue se destacar dentro do mercado por causa dos numerosos benefícios que podem ser alcançados a partir do momento que uma marca se posiciona melhor comercialmente, buscando se associar a outros produtos ali disponíveis.

Diante disso, entre os benefícios dessa estratégia comercial é possível citar:

  • - Maior número de vendas;
  • - Experiência otimizada ao consumidor;
  • - Alcance a novos clientes;
  • - Realização de compras diversas.

Todos esses são benefícios capazes de garantir com que uma marca tenha uma presença maior não só no mercado, mas também no carrinho de compras de um cliente durante sua ida mensal ao supermercado.

Uma estratégia onde é possível até mesmo trabalhar com algumas campanhas conjuntas entre diferentes empresas e marcas, como um serviço de instalação de ar condicionado multi split, que pode ser oferecido junto de outros ofícios, como a manutenção do aparelho.

Sendo assim uma estratégia capaz de garantir com que uma marca possa expandir-se no mercado, ao lado de uma estratégia simultânea de vendas, seja por diferentes linhas de produtos de uma empresa ou então pela parceria comercial entre diferentes marcas.

No entanto, para se ter acesso a todos os benefícios que podem ser trabalhados por meio dessa estratégia, é preciso primeiro saber como aplicar tal conceito junto a sua estratégia comercial.

Formas de pôr em prática essa ação comercial

É comum ver no mercado um produto cujo índice de vendas pode estar relacionado também aos números de vendas de outras companhias, como uma marca de leite condensado e a sua relação com as vendas de produtos como chocolate em pó.

Essa parceria que pode resultar em um brigadeiro, uma das sobremesas mais populares do Brasil. Logo, uma baixa procura pela realização dessa iguaria pode afetar ambas as marcas, destacando então a importância dessas marcas trabalharem juntas.

Mesmo que de forma prática, como na posição próxima que esses itens podem receber dentro de um supermercado, o mesmo tipo de conceito possível de ser adotado por uma fábrica de uniforme profissional, destacando a venda tanto de camisas como de sapatos.

Mas para se ter acesso aos benefícios dessa venda conjunta é importante trabalhar com estratégias associadas de venda, possíveis de serem aplicadas a partir de ações como:

Estudo de possíveis complementações

Queijo e goiabada, leite e cereais, essas são apenas algumas entre as diversas combinações que podem ser feitas dentro do mercado. Dessa forma, para se garantir esse índice duplo de vendas é preciso estudar as possíveis complementações no mercado.

Utilização de dados

Para oferecer um melhor serviço ao mercado, um escritório de auditoria contábil e controladoria pode trabalhar hoje ao lado de dados digitais,para assim ter um controle melhor sobre as atividades comerciais desse negócio.

Dados esses que também podem ser importantes para se estabelecer uma estratégia positiva de cross merchandising, no qual a análise de informações referente ao mercado e ao seu público pode levar a definição de ações mais assertivas nesse sentido.

Experiência do cliente

Independente de qual seja o produto comercializado, é de grande importância para o mercado trabalhar para que o cliente tenha a melhor experiência mesmo que com algo simples, como a facilidade em encontrar certos produtos dentro do mercado.

Experiência pode ser trabalhada também por uma companhia de nível industrial, como empresas de caldeiraria e montagem industrial, que podem casar a divulgação de ambos esses serviços para se alcançar melhores índices de venda de forma associada.

Aproveitando-se da procura de um possível consumidor por ambos os serviços oferecidos, é importante manter em mente o objetivo final de um cliente, trabalhando então para otimizar suas vendas a partir da aquisição de itens associados.

Conceito esse trabalhado por empresas já estabelecidas no mercado, como a Nestlé e a venda combinada de sua marca de cereais e de leite disponíveis em diversas mercearias, assim como na estratégia de vendas da Boticário, com a venda de perfumes e sabonetes.

Uma venda combinada que pode ser conquistada a partir do momento em que tais produtos se encontrem fisicamente próximos dentro de uma loja, sendo essa a principal estratégia do cross merchandising.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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