Dicas de como vender serviços fotográficos para empresas

Contar com serviços fotográficos para empresas é essencial para que a sua marca tenha momentos especiais registrados para sempre e, além disso, conte com imagens de qualidade sobre o seu serviço ou produto.

Hoje as pessoas estão muito apegadas a objetos, produtos e serviços que sejam visuais, ou seja, que entregam uma boa experiência no primeiro contato do usuário com o que a sua marca oferece.

Quando uma pessoa decide procurar por algo na internet, seja um serviço de soluções de isolamento acústico ou até mesmo uma simples peça de roupa, o que faz a diferença na hora da compra é conhecer bem aquele produto ou serviço.

E nada melhor do que ter imagens para comprovar a qualidade do que você oferece, não é mesmo? São em ocasiões como essas que você, quanto fotógrafo, consegue vender o seu serviço para grandes empresas no mercado.

Provavelmente você deve estar pensando em como o seu trabalho poderá ajudar empresas, e isso é normal, pois nem todos sabem a importância que um fotógrafo possui quando o assunto é aumentar os resultados de um negócio.

A fotografia é uma área que, em algum momento, irá ser essencial na vida de alguém, seja para registrar um momento especial, como um casamento, ou até mesmo para fotografar os novos produtos de uma rede de empresas de jateamento com gelo seco.

Isso significa que a fotografia vai muito além de apenas ter uma pessoa que, com uma boa câmera, irá tirar algumas fotos para que fiquem no fundo de uma gaveta ou seja postada nas redes sociais.

Fotos carregam uma mensagem única e personalizada, é a única lembrança que ficará de um momento especial e que te fará sentir exatamente o que sentiu no momento em que ela foi tirada.

E dentro das empresas não seria diferente, já que a fotografia é uma forma de passar uma mensagem aos clientes daquela marca e criar o desejo de adquirir aquele produto ou serviço, justamente porque apenas a foto passará essa mensagem para ele.

Seja com uma filmagem com drone profissional ou até mesmo um simples ensaio de fotos, é possível que você, fotógrafo, conquiste não apenas simples clientes, mas grandes empresas que estarão dispostas a pagar bem pelo seu serviço.

Por isso preparamos um artigo para te ajudar a saber como entrar nesse mercado e começar a trabalhar para grandes empresas e provar que a fotografia é algo especial para tudo e todos.

Benefícios da fotografia

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer alguns dos benefícios da fotografia para as empresas, pois além de ser algo que te deixará mais a par da situação, poderá ser um ótimo argumento a ser usado com empresários durante o fechamento de um serviço.

Imagem de profissionalismo

A primeira impressão é sempre a que fica, não é mesmo? Pois bem, dentro de uma empresa, essa primeira impressão pode ser gerada através de uma ótima foto do seu produto ou serviço.

Por isso, uma empresa de montagem de painéis elétricos SP pode contratar um fotógrafo para fazer a nova leva de imagens dos produtos que serão publicados no site de vendas da marca e nas redes sociais.

Dessa maneira, a empresa passará uma boa impressão, que será vista como profissionalismo pelos clientes, que só de verem aquela imagem de qualidade irão imaginar que o produto ou serviço também siga essa promessa.

Maior exposição

Quando o assunto é vender mais, a exposição está longe de ser algo ruim, muito pelo contrário, já que quanto mais, melhor. Afinal de contas, a empresa precisa mostrar todos os detalhes e diferenciais do seu produto ou serviço.

E nada melhor do que contar com fotos de qualidade para provar aos seus clientes isso. Uma empresa de levantamento topográfico, por exemplo, consegue publicar dezenas de fotos mostrando como funciona o processo de confecção de seus produtos.

Isso faz com que os clientes criem um vínculo de confiança com a marca e, com a exposição do processo que as imagens entregam, o desejo de adquirir aquele serviço só aumenta.

Mensagem clara 

Como mencionamos no início deste texto, as fotografias passam uma mensagem para as pessoas que as leem. Isso mesmo, é possível ler fotos, mas não as lemos como costumamos ler um livro, lemos quando nos lembramos do sentimento que elas trazem. 

Por exemplo, ao comparar um item de jardim em um site e ver a foto de um paisagismo de jardim, a pessoa automaticamente é tomada por um sentimento único, que fará ela ficar ansiosa por receber logo o produto e ver aquela imagem se tornar realidade.

Dessa maneira a empresa consegue passar a mensagem de seu produto ou serviço de maneira bem mais clara e sem que seja necessário uma palavra, pois a imagem consegue falar pela própria marca.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios da fotografia para as empresas, que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância dessa área dentro do negócios e até mesmo auxiliar os seus clientes a verem a fotografia por essa percepção também.

3 dicas para vender fotos para empresas

Muitos fotógrafos podem achar que vender para empresas é um grande desafio, e realmente é se você não tiver as estratégias corretas para atrair e fidelizar esse tipo de cliente.

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a atrair esses clientes e provar para eles que a fotografia pode fazer toda a diferença em seus negócios. Confira:

  1. 1 - Use o marketing digital

O marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam a sua marca a crescer e obter mais resultados através do meio digital, ou seja, através da internet e das redes sociais.

O grande diferencial do marketing digital é a possibilidade de qualquer empresa poder utilizá-lo, desde uma que vende equipamentos EPIs até mesmo um fotógrafo, como você, que deseja atrair mais clientes.

Por isso, estude sobre o assunto e invista no marketing digital, pois ele entrega o seu serviço para um grande número de pessoas e, inclusive, empresas que poderão se interessar pelo seu serviço.

  1. 2 - Crie conteúdos

Hoje a internet é um lugar onde todos aproveitamos para consumir conteúdos diferentes e conhecer os mais diversos tipos de produtos ou serviços, e isso vale tanto para simples usuários quanto para grandes empresas.

Por isso, criar conteúdos relevantes sobre o seu segmento faz toda a diferença para que ele alcance o público ideal e faça com que diversas empresas, que já estão consolidadas no meio digital, conheçam o seu trabalho e se interessem por ele.

Você pode falar sobre como a fotografia é importante para as empresas, sobre os benefícios da fotografia empresarial e como isso as ajuda a venderem mais. Será uma tática infalível para chamar a atenção de potenciais empresas e clientes.

  1. 3 - Faça parcerias

As parcerias são grandes aliadas de quem está começando a construir sua autoridade dentro de um segmento como o de fotografia, que exige um determinado tempo para se consolidar e construir um público fiel, além de adquirir todo o equipamento adequado.

Por isso vale a pena procurar por negócios que estejam interessados em obter novas imagens. Uma empresa que vende bobina de papel sublimático, por exemplo, pode se interessar em fazer uma parceria contigo, e assim todos saem ganhando.

Pois enquanto você oferece imagens de qualidade e gratuitas para eles, a empresa pode recomendar o seu serviço para outras do segmento, o que gera ótimos resultados para ambos os lados.

Essas são apenas algumas dicas que poderão te ajudar, pelo menos por enquanto, no começo da construção da sua autoridade dentro deste segmento, a captar mais clientes que possuam empresas para obter fotos de qualidade.

Empresas que possuem uma boa fotografia

Por fim, selecionamos uma lista com algumas marcas que possuem ótimas fotos de seus serviços ou produtos e, com toda certeza, faturam milhões com a ajuda dessas imagens de qualidade que fazem qualquer cliente babar em cima. Confira:

  • - Boca Rosa Beauty;
  • - Starbucks;
  • - Puma;
  • - Samsung;
  • - Chevrolet. 

Você pode pesquisar algumas campanhas promocionais dessas marcas e verificar como as imagens são lindas e fazem toda a diferença na construção de uma campanha que deseja vender mais para os clientes.

Dessa maneira, você consegue preparar uma ótima apresentação e mostrar para outras empresas que elas têm muito mais a ganhar do que perder investindo em uma boa fotografia para sua marca, produtos e serviços.

E é claro que elas ainda ganham muito mais contando com um ótimo profissional como você para garantir que os resultados das fotos sejam um diferencial para a história da empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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