Empresa enxuta: veja como ter uma grande marca, mas com gastos controlados

Você já ouviu falar sobre empresa enxuta? O conceito ainda é novo aqui no Brasil, mas está chegando com força total e promete mudar completamente a maneira como as empresas geram suas finanças e departamentos.

Qualquer empreendedor sabe muito bem a importância de cada real que entra e sai do seu caixa no fim do mês, já que ele pode fazer toda a diferença no pagamentos das contas de uma marca, que estão longe de serem poucas ou baratas.

Para uma empresa de gestão de frota de veículos leves se manter no mercado, é necessário desembolsar uma grande quantia em dinheiro, principalmente se ela contar com um ponto de vendas físico.

Até mesmo para as empresas que resolveram investir no universo digital os custos não deixam de existir, e muitas marcas que não sabem como se organizar financeiramente acabam chegando até mesmo à falência por conta disso.

Dentro de um cenário onde diversas empresas perdem seus postos no mercado, as que sabem se manter através do conceito de empresa enxuta acaba se tornando uma sobrevivente e um destaque dentro do mercado.

Por isso, hoje iremos falar sobre esse conceito que tem mudado a realidade de muitas empresas no mercado, além das vantagens dela e dicas práticas para te ajudar a transformar o seu negócio também.

Entenda o que é uma empresa enxuta

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o conceito de enxuta pode se aplicar a todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de terceirização recepção até mesmo um comércio pequeno na sua cidade, ele pode ajudar qualquer segmento de mercado.

Uma empresa enxuta trabalha com o conceito de produção enxuta, que defende uma produção que evita ao máximo desperdícios desnecessários. Esse conceito tem como objetivo principal minimizar o desperdício em termos de tempo, trabalho, processos e dinheiro.

Independentemente se é sobre um conceito de logística ou produção, o desperdício ocorre em todas as etapas do processo de uma empresa, seja qual for o seu segmento.

Dentro de uma produção enxuta, esse potencial pode ser identificado e desenvolvido para a melhora da eficiência nos gastos. O resultado é uma redução de custos e um melhoramento da eficácia na produção, melhorando os resultados da empresa no geral e obtendo um maior lucro.

Claro que contar com uma assessoria contábil empresarial, por exemplo, também faz toda a diferença para que a sua empresa saiba evitar os desperdícios e investir apenas no que é necessário dentro do seu negócio.

Hoje, uma empresa precisa lidar com os mais diversos tipos de problemas e áreas que acabam exigindo um grande investimento, como:

  • - Atendimento;
  • - Vendas;
  • - Comunicação;
  • - Financeiro;
  • - Jurídico; 
  • - Produção.

Todas as áreas possuem o seu grau de importância para que uma empresa exista e se mantenha de pé dentro do mercado, entretanto não há como negar que cortes de gastos desnecessários são sempre bem-vindos dentro de uma marca.

Por isso, contar com uma gestão enxuta na sua empresa de projetos hidráulicos, por exemplo, fará toda a diferença para o futuro da sua marca, evitando prejuízos e garantindo o sucesso de suas estratégias.

Benefícios do gerenciamento financeiro na empresa

O gerenciamento financeiro enxuto dentro das empresas traz inúmeros benefícios para ela, por isso selecionamos alguns para te ajudar a entender ainda mais como esse conceito pode mudar o seu negócio. Confira:

Aumento da satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes precisa ser uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa. No entanto, sem qualidade é impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto ou serviço oferecido, assim também é improvável estabelecer um relacionamento.

Investir na qualidade do que a sua marca oferece é buscar um padrão de excelência e atender da melhor forma possível as necessidades e os desejos dos clientes. Dessa maneira, será possível mantê-los felizes e interessados, além de fidelizá-los à sua marca.

Redução de custos

Como mencionamos no início do texto, os gastos de uma empresa de montagem de painel elétrico ou seja qual for o segmento, não são poucos e muito menos baratos, por isso fazer o cálculo de todos os gastos mensais da marca é essencial.

Agora, mensurar o contrário disso é muito mais complexo! A falta de qualidade no que é entregue ao cliente gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização. Alguns deles são:

  • - Retrabalho;
  • - Descarte;
  • - Reclamações dos clientes;
  • - Recall;
  • - Danos à marca.

Investir na qualidade é uma forma de diminuir esses problemas, garantindo que sejam cada vez mais escassos dentro da sua empresa, assim o seu negócio em geral poderá progredir, atuando de forma “enxuta” e realizando operações com maior lucratividade.

Crescimento da competitividade

O mercado está cada vez mais competitivo, todos os dias surgem novas empresas e marcas no mercado e que podem ser concorrentes diretos da sua. Nesse contexto, marcas que não aderem à filosofia de melhoria contínua tornam-se menos competitivas, quase ineficazes.

No entanto, uma empresa de construção reforma engenharia civil, por exemplo, não tem medo dos concorrentes, pois sabe da qualidade do que produz e entrega, mantendo a produção enxuta para atrair ainda mais clientes e cravar sua marca no mercado.

Melhora da imagem no mercado

A imagem que a sua empresa transmite para o mercado é de extrema importância para seus resultados. Ela pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos e engajar nas decisões de compra dos clientes, assim como ter efeito completamente oposto.

Nesse sentido, a qualidade é um dos elementos mais importantes para a marca, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a bem-conceituada e desejada no mercado.

Quando não há esforço nesse sentido, isso pode afundar a organização em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações por parte dos clientes.

Contar com uma assessoria financeira pode ajudar e muito no melhor gerenciamento da qualidade da sua produção, mas entendo que isso é um fator fundamental para os seus resultados, já é o primeiro passo para alcançar o conceito de empresa enxuta.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a produção enxuta pode trazer para sua empresa, independente de qual seja o segmento ou tamanho dela atualmente dentro do mercado.

Exemplos de empresas enxutas

Para finalizar, selecionamos alguns exemplos de empresas famosas no mercado e que possuem um estilo de produção enxuta para te provar como esse conceito só tem coisas boas a acrescentar no seu negócio. Confira:

Toyota

A grande marca automobilística talvez tenha sido a primeira empresa de um porte gigante a adotar essa ideologia enxuta em seus processos de fabricação, inicialmente denominando o método Sistema Toyota de Produção.

Eles não apenas eliminaram o desperdício, mas também dominaram as técnicas necessárias para minimizar produtos defeituosos que não atendem às necessidades de seus clientes.

Nike

A gigante e famosa marca de calçados e roupas também adotou técnicas de fabricação enxuta. Assim como outras empresas no mercado, a Nike viu menos desperdício e maior valor para o cliente após a aplicação desse conceito.

Ela demonstrou que a manufatura enxuta reduz em 15% as más práticas de trabalho em sua fábrica no exterior. Isso ocorreu principalmente devido ao processo enxuto de produção, valorizando mais o trabalhador do que as práticas trabalhistas anteriores.

Aqui vale a pena ressaltar que essas empresas contaram e ainda contam com uma ótima consultoria em gestão de empresas para manter a qualidade e organização de sua produção enxuta, que no começo pode ser um grande desafio.

Intel

Com itens necessários e técnicos, a Intel rapidamente percebeu que produzir uma quantidade maior e de menor qualidade não era o caminho certo para melhorar os lucros e aumentar a satisfação de seus clientes.

Ao invés disso, após implementar fatores de controle de qualidade e técnicas de redução de resíduos, ambas as partes se beneficiaram. Isso é mais visto no setor de tecnologia, onde os produtos estão mudando e sendo atualizados com muita frequência.

Essas são apenas algumas das empresas que entenderam a importância da produção enxuta tanto para os seus próprios negócios quanto para os seus clientes, mudando por completo a maneira de produzirem e entregarem seus serviços ou produtos aos clientes.

Considerações finais

O conceito de empresa e produção enxuta está tomando o mercado brasileiro com o mesmo poder e influência que tomou o setor empresarial internacional, por isso, entender bem sobre ele antes de seus concorrentes já é um grande benefício.

Sendo assim, continue estudando sobre esse assunto para garantir um ritmo de produção que favoreça a sua empresa e seus clientes, entregando qualidade, rapidez e economia para ambos os lados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Últimos Posts
Siga a VEC Digital
Receba nossas novidades diariamente!