O que é marketing de conteúdo e como gerar resultados

Quando o assunto é sobre marketing, é impossível não falar sobre o marketing de conteúdo, já que ele é uma das estratégias mais usadas pelas empresas atualmente.

Independente do porte da empresa, seja ela uma pequena loja local ou até mesmo uma gigante multinacional, elas podem aplicar essa estratégia e se beneficiar de uma produção de conteúdo estratégica.

Neste artigo você vai entender melhor o que é o marketing de conteúdo e como ele vem sendo utilizado diariamente pela grande maioria das empresas.

O que é marketing de conteúdo?

Resumidamente, o marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de marketing que se concentra em aumentar os números de venda da sua empresa. Além dos resultados, a estratégia também busca impulsionar a forma em que a empresa se relaciona com os seus clientes.

Assuntos mais complexos, como as operações que ocorrem dentro de uma empresa de montagem de painel elétrico, se tornam mais fáceis de entender dependendo de como o conteúdo foi desenvolvido pela companhia, de modo que o público-alvo possa entender como funciona todo o fluxo de operação. 

Em meio a esse relacionamento, a empresa mantém a postura de entregar as respostas e as soluções que o consumidor precisa.

Na prática, o conteúdo é o veículo que a empresa usa para passar a sua mensagem ao público-alvo. Logo, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para que um escritório de contabilidade abertura de empresas possa explicar para os seus clientes como certos processo ocorrem.

O conteúdo não só mostra quem você é como empresa e o que oferece, mas também convida o público através dos conteúdos para uma jornada que de alguma forma poderá resolver qualquer tipo de problema que esteja passando. Esse tipo de estratégia inclui a produção de:

  • - Postagens no blog;
  • - Vídeos;
  • - Podcasts;
  • - E-books;
  • - Infográficos;
  • - Newsletters;
  • - Postagens nas redes sociais.

Dito isso, podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve tudo o que a empresa usa para se comunicar com o seu público-alvo. Na prática, até mesmo uma industria de luminárias em SP consegue construir uma relação com o seu público por meio de conteúdos estratégicos.

Esse tipo de estratégia é a base para que a sua empresa possa estabelecer e nutrir os seus relacionamentos com as personas.

De uma forma direta, criar conteúdos atraentes e informações úteis permite que qualquer um se conecte com sua empresa e tenha interesse em construir uma relação com a sua marca.

Nesse processo, basta ser criativo. Por exemplo, uma empresa pode mostrar, através dos conteúdos, como uma comunicação visual em acrílico pode ser feita e, além disso, mostrar a utilidade.

Marketing de conteúdo x ações tradicionais

Mesmo com essa contextualização sobre a estratégia, ainda pode não ficar claro sobre como o marketing de conteúdo se diferencia das demais estratégias.

Atualmente, o marketing de conteúdo vem sendo utilizado em vários tipos de negócios, até mesmo em lojas que vendem embalagens de papel cartão personalizadas.

Acontece que, em vez de se concentrar em promover produtos, que é sempre o foco do marketing tradicional, o marketing de conteúdo busca entender a fundo as principais dores que afetam a persona do público-alvo da empresa.

No momento em que os conteúdos são desenvolvidos para blogs e redes sociais, a empresa deve buscar fornecer dicas úteis, tutoriais e outras informações relacionadas ao nicho de mercado.

Ao mesmo tempo, a estratégia também coloca a empresa em uma posição mais favorável no ranking de busca, fazendo com que o usuário, ao pesquisar sobre “comprar madeira para telhado”, se depare com a empresa que pratica as estratégias de marketing digital.

O conteúdo que você procurar desenvolver, que precisa ser muito relevante para o público que está buscando ativamente por ele, pode ajudar a colocar a sua marca em uma posição melhor.

Portanto, da mesma forma que o marketing de conteúdo consegue estabelecer a sua marca, o mesmo ocorre para os seus serviços e produtos. Dessa forma, uma empresa de produtos veganos consegue melhorar os seus resultados de venda.

Automaticamente a imagem da sua empresa se transforma também, isso porque ela perde a imagem de que só está realizando as ações para venda e se torna uma organização que também pensa em criar uma jornada de relacionamento com os seus consumidores.

Obviamente as empresas precisam ganhar dinheiro para se sustentarem, e fazer vendas é sempre outro objetivo do marketing de conteúdo.

Contudo o segredo está nesta parte: quando a companhia consegue ganhar a confiança do cliente, que geralmente fica contente ao resolver o problema, as chances para eles comprarem de novo com você são extremamente grandes.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Responder a essa pergunta é muito simples: o marketing de conteúdo oferece às marcas um valor enorme, coisa que as estratégias de marketing tradicionais não conseguem oferecer.

Inicialmente podemos citar que o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até três vezes mais de leads, de acordo com os estudos desenvolvidos pela Demand Metric.

Quando a estratégia é colocada em prática, é preciso ter em mente que as táticas são voltadas para dar resultados a longo prazo, entretanto você pode notar os primeiros resultados pelo simples fato de buscar entender quais são suas principais dores e desejos.

Imagine que, em uma parte do seu dia, você precisou entrar em contato com a sua equipe de vendas e perguntar quais são as dúvidas que eles costumam receber diariamente. Com isso você começa a escrever um conteúdo realmente útil sobre essas dúvidas ou preocupações comuns que os clientes têm.

Agora publique e entregue o link desses artigos à sua equipe de vendas. Considere pedir ajuda também para melhorar os conteúdos com base no que considerarem importante acrescentar no material.

Assim que você seguir esses passos, o seu site será o seu melhor vendedor, que irá funcionar para você em tempo integral.

Inbound Marketing

Por mais que o tema do artigo seja relacionado ao marketing de conteúdo, ainda é necessário falar sobre o inbound marketing, isso porque ambos fazem parte do mesmo universo quando o assunto é sobre marketing digital.

Resumidamente, as diferenças são: o marketing de conteúdo é uma das estratégias que podemos implementar dentro do inbound marketing.

Já o inbound é composto por uma série de estratégias, dentre elas o marketing de conteúdo, por exemplo, em uma fábrica de uniformes personalizados, já que a estratégia consegue posicionar a empresa em uma posição mais respeitosa no ramo.

Para ficar mais claro, o inbound marketing é uma estratégia voltada para atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes. Diferente do que ocorre no marketing tradicional, no inbound a empresa não vai atrás dos clientes, são os clientes que vão atrás da empresa.

Para que essa atração aconteça, é feito todo um trabalho de relacionamento com os consumidores. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Funil de vendas

Por sua vez, o funil de vendas é usado há muito tempo pelos profissionais de marketing, isso porque ele é uma maneira para ilustrar o processo de vendas, do primeiro contato até o momento em que a compra é efetivada.

Assim como um funil é capaz de receber muito volume no topo, mas no fim deixa passar pouca matéria, o funil de vendas demonstra que, das muitas pessoas que chegam até você, apenas uma parcela passará por todo o processo e chegará de fato a se tornar um cliente da sua empresa.

Essa representação é super importante para que a equipe de marketing saiba em que estágio o cliente está. Ter essa informação em mãos acaba ajudando na escolha de abordagem.

Empresas que usam o marketing de conteúdo

Para você entender melhor como essa estratégia vem tomando uma popularização muito grande, iremos citar grandes empresas que utilizam a estratégia diariamente.

Red Bull

Famosa pelos energéticos, a empresa entende que a grande maioria dos seus consumidores é amante ou praticante de esporte, e por esse motivo ela criou uma central de informações relevantes e divertidas sobre o tema.

Aqui podemos perceber a importância de saber o que o público gosta para que, posteriormente, os conteúdos possam ser desenvolvidos.

Coca-Cola

Por fim, a famosa marca de refrigerante sempre buscou disseminar a ideia de que as melhores sensações acontecem com pessoas que a gente ama. Essa mensagem ficava mais evidente com o slogan antigo “Abra a felicidade”, e o mais atual, que é o “Sinta o sabor”.

Como parte do marketing de conteúdo, a empresa busca utilizar, em grande maioria, os conteúdos que são desenvolvidos por consumidores ou influenciadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos