Portfólio de fotografia: como promover e captar mais clientes

Contar com um bom portfólio de fotografia é ideal para profissionais que desejam captar mais clientes e aumentar sua autoridade dentro deste mercado que há tempos se tornou competitivo e repleto de novos talentos.

A fotografia é uma forma de registrar momentos especiais que serão lembranças que ficarão para sempre na memória das pessoas, não é à toa que esse é um serviço no qual as pessoas estão dispostas a pagar muito bem.

Em uma festa de aniversário ou casamento a pessoa pode investir bastante em uma indústria de etiquetas adesivas personalizadas para as lembrancinhas, assim como investe em um bom fotógrafo que registra os momentos especiais.

Entretanto, essas pessoas não costumam pagar por um serviço que elas mal conhecem, e é justamente aqui que entra a importância do seu portfólio de fotografia, que será o gancho ideal para provar aos seus possíveis clientes a importância do seu serviço.

O portfólio é uma espécie de catálogo que mostra aos possíveis clientes a qualidade do seu trabalho e dá aquele gostinho do que só você consegue oferecer para ele dentro do mercado e desse determinado segmento.

Por exemplo, é normal que uma empresa de filmagem com drone profissional mostre alguns dos seus vídeos para os possíveis clientes justamente com o objetivo de provar a qualidade do serviço e convencê-los de adquiri-lo.

Sendo assim, torna-se imprescindível a criação de um bom portfólio para apresentar aos seus clientes, mas apenas isso não basta,pois é preciso estratégias certeiras para captar mais clientes e, dessa maneira, mostrar seu portfólio para conquistá-los.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas infalíveis para te ajudar a atrair mais clientes e, com isso, apresentar seu portfólio para conquistar ainda mais resultados para o seu negócio.

Benefícios de um portfólio de fotografia

Antes de qualquer coisa é preciso entender quais os benefícios de um portfólio de fotografia tanto para você, como empreendedor, como para os seus clientes. Por isso separamos uma lista para que você conheça algumas das vantagens. Confira:

  • - Permite que o seu trabalho fale por você;
  • - Cria uma boa primeira impressão;
  • - Auxilia na conquista de novos clientes;
  • - Demonstra profissionalismo e responsabilidade;
  • - Mostra seu diferencial. 

Assim como uma empresa de levantamento topográfico precisa apresentar um de seus trabalhos para conquistar novos clientes, um fotógrafo também precisa contar com esse tipo de documento para mostrar sempre aos seus novos clientes.

E esses são apenas alguns dos diversos benefícios que um portfólio traz para você, que consegue provar a qualidade de seu serviço sem que seja necessário ficar horas falando com o cliente, e ele consegue ver em sua frente o tipo de profissional que está contratando.

Aprenda a montar uma estratégia de marketing digital

O marketing digital é um grande passo na vida das empresas e dos empreendedores, isso porque esse conjunto de estratégias que abrangem o universo online faz com que profissionais captem ainda mais clientes, algo que não era tão simples e acessível antes de seu surgimento.

Entretanto, para se obter sucesso dentro deste mercado é preciso montar uma boa estratégia de marketing digital, e estamos aqui para te ajudar a fazer isso da melhor maneira. Confira nossas dicas:

Construa a sua persona

O conceito de persona dentro do marketing digital diz respeito à construção de um perfil ideal do cliente da sua marca, ou seja, você realmente cria uma espécie de avatar com as características exatas do tipo de cliente que você deseja alcançar.

Por exemplo, uma marca que vende controlador de acesso empresas precisa estudar as características das pessoas para quem o seu produto é destinado, assim cria-se a persona do negócio.

E isso é extremamente importante, pois, dependendo de qual seja o tipo de estratégia que você abordar, entender o perfil da sua persona te ajudará a aderir a melhor estratégia voltada para ela.

Analise o mercado

Como mencionamos no início deste artigo, o mercado da fotografia é bem competitivo, por isso, se você não tiver uma estratégia bem definida e um perfil de persona estabelecido, torna-se difícil mostrar o seu diferencial.

Por isso, faça uma análise do mercado como um todo e até mesmo dos seus concorrentes, verifique o que está em alta, o que os clientes mais procuram e referências para se inspirar e criar algo novo para o seu serviço.

Essas análises precisam ser constantes, afinal de contas o mercado também muda bastante. Por isso, esteja sempre atento a tudo o que ocorre no seu segmento para não ficar para trás.

Defina seus objetivos e metas

Todo e qualquer tipo de negócio, seja uma empresa que venda sistema de alarme de segurança residencial ou até mesmo um autônomo que trabalha como fotógrafo, precisa ter metas e objetivos bem estabelecidos para saber quais caminhos tomar para chegar neles.

As metas servem como um parâmetro para que você saiba onde deseja chegar com o seu trabalho, e essas metas precisam ser divididas em curto, médio e longo prazo para que você tenha uma visão melhor sobre elas.

Com essas metas você consegue tomar os caminhos corretos e traçar as melhores estratégias com o objetivo de atrair mais clientes e saber até onde você pretende chegar com o seu negócio.

Escolha suas estratégias e canais de comunicação

Por fim, não podemos deixar de comentar sobre a importância de escolher quais estratégias irá aderir e quais os canais de comunicação sua marca irá participar, tudo isso, é claro, com o objetivo de atrair mais clientes.

Confira abaixo algumas das estratégias de marketing digital mais utilizadas e eficazes, inclusive para fotógrafos, você pode pesquisar e estudar mais sobre elas para colocá-las em prática o quanto antes. Confira:

  • - Inbound marketing;
  • - Marketing de conteúdo;
  • - Marketing de performance;
  • - Marketing de recomendação;
  • - Marketing de influência;
  • - Marketing de relacionamento.

Trata-se de estratégias que trazem ótimos resultados para diversos tipos de negócios, desde marcas que vendem câmera térmica até mesmo para fotógrafos, como você que lê este texto.

Agora falando um pouco mais sobre os canais de comunicação, também separamos uma lista dos mais usados e que entregam mais resultados. Entretanto, vale a pena estudar qual o mais usado pela sua persona, confira:

  • - Site de vendas;
  • - Blog;
  • - Redes sociais;
  • - E-mail;
  • - WhatsApp;
  • - Mídias pagas. 

Com a estratégia e o canal de comunicação escolhidos, fica ainda mais simples alcançar a sua persona e atrair ainda mais clientes para o seu negócio.

Veja como mensurar os resultados da sua estratégia

E é claro que para verificar se as suas estratégias estão surgindo os efeitos que esperava, é preciso mensurar seus resultados, e você também consegue fazer isso através das seguintes ações, análises e ferramentas:

  • - Taxa de conversão;
  • - Taxa de engajamento;
  • - Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • - Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • - Análise de dados; 
  • - Google Analytics. 

Esses são alguns dos métodos que até mesmo empresas que vendem máquina de gravação a laser em metal utilizam para mensurar a qualidade dos resultados de suas estratégias dentro do marketing digital.

Essa parte é tão importante quanto a definição de suas estratégias e canais de comunicação, pois são eles que irão te ajudar a ver se seus resultados estão bons e mostrar o que deve ser mudado ou mantido em todo o seu planejamento.

Estude mais sobre os tópicos da nossa lista para saber qual o melhor indicador de mensuração dos seus resultados de suas estratégias para estar sempre por dentro de tudo o que acontece.

Capte os clientes certos para sua marca

Por fim, é preciso entender a importância de captar os clientes certos para a sua marca, afinal de contas, atrair um cliente que não deseja adquirir o seu serviço não adianta de nada, será mais uma pessoa que passará batido pela sua marca.

Assim como uma marca de piso para tenda precisa atrair pessoas de tal nicho, é preciso que você entenda qual o seu diferencial, qual o seu segmento dentro da fotografia e se preocupar em atrair essas pessoas.

Se sua especialidade é fotografar casamentos, defina suas estratégias, conteúdos e canais de comunicação que atraiam pessoas que estão atrás desse tipo de serviço.

E o mais importante: nunca se esqueça que o seu portfólio é muito mais do que apenas um documento com provas do seu trabalho, é um presente para que o seu possível cliente veja que você é um profissional sensível e que consegue captar momentos únicos e especiais.

Uma foto é muito mais do que apenas uma imagem estática, trata-se de uma recordação que fará o seu cliente se lembrar exatamente de como se sentiu naquele momento, afinal de contas, o que sobra dessas ocasiões especiais são as fotos em formato de memórias inesquecíveis.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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