Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

Em algum momento você notou uma queda repentina e sem explicação aparente no engajamento das suas publicações no Instagram? Sua conta parou de crescer e seus posts não aparecem mais no explorar? Então, você pode ter sido afetado pelo shadowban.

O shadowban é uma espécie de punição aplicada pelo algoritmo do Instagram a contas ou publicações. Ao receber esse castigo, sua publicação deixa de aparecer nos mecanismos de buscas e, apesar de não ser excluída e de seus seguidores ainda poderem vê-la, ela tende a ter um desempenho ruim, pois ninguém novo irá recebê-la.

Apesar de não ser uma prática confirmada pela rede social, um dos motivos principais para se receber um shadowban seria o uso de hashtags banidas. Tratam-se de hashtags que foram ocultadas pelo Instagram, seja por terem recebido muitas denúncias vindas de usuários ou por não cumprirem as diretrizes da rede social.

Um exemplo de hashtag banida é a #sextou. O termo sextou se espalhou pelo Brasil em referência a sexta-feira. Contudo, em inglês ele tem outra conotação: sex to you.

Em dado momento, o termo passou a ser usado por estrangeiros para publicação de imagens e vídeos com conteúdo sexual, o que fere as diretrizes do Instagram e fez com que a hashtag fosse banida.

Como saber se sofri um Shadowban?

Nem sempre uma queda no engajamento do seu Instagram pode estar ligada a um shadowban, mas se você quer ter certeza, basta pesquisar.

Faça uma publicação e utilize as hashtags que normalmente costuma usar. Depois disso, peça para que pessoas que ainda não te seguem, pesquisem por essa hashtag e tentem encontrar sua publicação.

Se seu conteúdo aparecer para essas pessoas significa que sua conta está livre. Agora, se seu post não puder ser encontrado, é possível que você tenha sido penalizado com um shadowban.

Um forma de acompanhar seus posts e se você está usando hashtags ocultadas é por meio de alguns sites que analisam seu perfil. O Instagram Shadowban Test do site Tribber é um deles.

Basta colocar o seu @ e ele fará uma avaliação dos seus 10 últimos posts, apontando se há problemas com as hashtags que você utilizou.

Como me livrar do Shadowban?

Se você acredita que sua conta recebeu um shadowban, existem algumas práticas que você pode adotar para tentar resolver esse problema.

Vale ressaltar que essas não são recomendações oficiais, visto que o Instagram não admite aplicar essa punição.

- Exclua as hashtags que podem ter penalizado suas publicações:

Verifique as hashtags que você está usando em seus posts e exclua aquelas que tenham sido ocultadas pelo Instagram.

- Evite repetir e usar muitas hashtags:

Se você tem o hábito de usar muitas hashtags ou usar sempre as mesmas marcações, pare agora. Essa prática pode levar o algoritmo do Instagram a considerar suas publicações como spam.

Procure reduzir o número de hashtags e use apenas aquelas que realmente tem a ver com seu negócio e sua publicação.

- Desconecte aplicativos de terceiros:

O Instagram está cada vez mais rígido. Se você usa algum tipo de automação ou bot em seu perfil, saiba que esse pode ter sido o motivo do shadowban. Por isso, desconecte qualquer aplicativo de terceiros que esteja vinculado à sua conta.

- Dê um tempo:

Saia do Instagram por um tempo. Desconecte da sua conta e só volte a acessá-la depois de 2 ou 3 dias.

Relate o problema:

Muitas pessoas costumam reclamar do suporte do Instagram, mas relatar o problema pode ajudar se você acredita que sua conta foi prejudicada de forma indevida.

Como não ser punido:

Agora, se sua conta está limpa e você quer apenas evitar sofre um shadowban ou não quer mais passar por isso, aqui vão duas dicas importantes:

Pesquise antes de publicar:

Antes de publicar seus conteúdos, pesquise se as hashtags que você escolheu. Se alguma delas estiver oculta pela o Instagram, não use.

Vale ressaltar que não são só as hashtags claramente ofensivas ou pornográficas que são banidas. Tags aparentemente inocentes, como #medicina, por exemplo, também foram banidas.

Também é importante variar as hashtags. Se você usar sempre as mesmas, o algoritmo pode considerar que você está postando spam.

Não use automações:

Não compre seguidores ou use automações para curtir, seguir e comentar em publicações. Esse tipo de prática vem sendo coibida pelo Instagram e muitas pessoas estão até mesmo perdendo suas contas por isso.

Foque em conteúdo de qualidade para trazer seguidores e interações reais para sua conta. Isso evita que você tenha dores de cabeça com punições como o shadowban e ainda aumenta a sua chance de ter bons resultados com as mídias sociais.

Apesar de o Instagram não admitir a existência do shadowban, garantir que sua conta está em conformidade com as diretrizes da rede social é simples e vale a pena, principalmente para quem a plataforma de maneira profissional.

Sua conta está livre do shadowban, mas você sente que seu engajamento no Instagram é baixo ou tem diminuído a cada dia? Isso pode ser o reflexo de algumas atitudes que você tem tomado para administrar a sua conta na rede social.

Confira essas duas táticas que você deve evitar no seu Instagram: Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

Deixe um comentário
Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!

Fale Conosco pelo WhatsApp