SLA: O que é, sua importância e como implementar nos negócios

O mundo dos negócios vem se tornando cada vez mais flexível, sendo isso algo que parte também das novas ferramentas disponíveis, como do próprio comportamento da população. Baseado nisso, é importante citar um novo estilo de contrato, conhecido como SLA.

Esse tipo de documento deve ser visto com importância por quem busca se destacar no meio profissional, buscando então por novas alternativas para oferecer aos seus serviços, conquistando assim a atenção de clientes que podem se interessar pelo seu ofício.

O mesmo acaba sendo válido para o lado oposto, com os clientes procurando por formas acessíveis, mas também seguras de contratar algum tipo de serviço, seja como algo voltado para a reforma da sua casa ou então como uma atividade que parte do meio profissional.

Da mesma forma em que a construção de uma nova área em casa pode depender de serviços de eletricista residencial e predial, quem trabalha com esse tipo de atividade pode necessitar do auxílio de um profissional financeiro para cuidar de suas contas.

Seja qual for o tipo de relação profissional a ser estabelecido, é necessário contar com o acesso a um documento formalizado que traga segurança para ambos os lados envolvidos, evitando, por exemplo, que alguém saia prejudicada por uma quebra de contrato.

O único problema em relação a isso é que a produção de um contrato formal pode levar muito tempo, além de exigir um certo conhecimento legal e investimento financeiro, contratando pelos serviços de um tabelião que dê sua aprovação para esse documento.

Esse tipo de certificado é de grande valor para quem acaba de comprar ou vender um patrimônio, o que pode incluir uma casa ou carro, assim como a contratação de serviços amplos, como uma empresa de instalação de cftv para cuidar da segurança do prédio.

No entanto, quando se trata de outros tipos de atividades, muitas vezes as pessoas optam por um apenas uma negociação oral justamente pela dificuldade existente em realizar esses contratos mais caros, o que pode prejudicar quem contrata e oferece um serviço.

E é justamente como resposta a isso que vem crescendo no mercado um novo tipo de documentação, em um movimento que acompanha a flexibilização do mercado como um tudo, o que acaba sendo acompanhado pelo chamado SLA.

Como funciona esse tipo de documento?

O SLA é uma sigla para Service Level Agreement, ou seja, um Acordo de Nível de Serviço, tratando-se de um contrato que pode ser usado sempre que algum tipo de ofício possa ser contratado, sendo então um documento útil para quem atua como prestador de serviços.

Esse tipo de contrato foi criado ainda nos anos 90, tratando-se de um certificado mais flexível, abordando os mais variados tipos de serviços. Entre as opções no mercado que podem estar se aproveitar da confecção desse tipo de contrato é possível destacar:

- Serviços de limpeza;

- Finança;

- Marketing;

- Design;

- Produção de conteúdo;

- Dedetização de um imóvel.

Todas as atividades citadas, além de muitas outras, podem recorrer ao desenvolvimento de SLA para registrar não só o tipo de serviço a ser prestado, além de suas características e particularidades, como também o prazo definido para o cumprimento do que foi acordado.

A aplicação de um SLA pode ser feito logo após um cliente pedir por um orçamento de pintura predial junto a uma empresa que atua com serviços de pintura, com esse documento devendo contar com todos os detalhes do ofício a ser contratado.

A importância desse tipo de documento acaba sendo direcionado tanto para o prestador de serviços como para os seus clientes, de forma a proteger ambos em uma relação comercial, seguindo o esclarecimento das cláusulas que terão de ser seguidas pelos envolvidos.

O desenvolvimento desse tipo de documento pode ter um foco tanto no cliente, com a criação de um contrato personalizado, contendo informações específicas sobre os detalhes a serem cumpridos por esse ofício, ou então voltado para o serviço em si.

Nesse segundo caso é comum seguir um modelo padrão de contrato SLA, tal como pode ser utilizado por uma empresa de reforma predial de forma a controlar melhor as suas atividades, em relação ao grande número de clientes que precisa lidar em seus negócios.

Além da reformulação do mercado de trabalho, que agora dá uma maior atenção para a prática de contratação de serviços, existe outro motivo pelo qual esse tipo de documento está contando com uma certa expansão, no caso sendo os benefícios trazidos por ele.

As vantagens do SLA

Quando se pensa nos motivos pelo qual um tanto na contratação de um serviço de limpeza de carpete para escritório, como no acordo para cuidar da sua declaração de impostos ser possível encontrar a emissão de um SLA é por causa das vantagens disponíveis, como:

- Padronização dos serviços prestados;

- Contratos mais flexíveis;

- Melhor comunicação entre cliente e profissional;

- Maior confiança na relação comercial.

Todos esses benefícios são motivos claros para que você empreendedor considere a adoção desse tipo de documento em seus negócios, sendo algo que pode até mesmo aumentar o seu valor profissional no mercado, resultando em uma maior lucratividade.

Mas para garantir com que essa implementação seja feita da melhor maneira possível, protegendo tanto o seu negócio como os seus clientes, é necessário seguir um conjunto de regras e estratégias que possam garantir a qualidade e proteção desses contratos.

Como desenvolver um SLA em seus negócios?

Para garantir com que esse tipo de documento seja feito da melhor maneira possível, trazendo até mesmo um maior valor para o seu trabalho como um novo empreendedor formal, é preciso apenas seguir algumas etapas, entre elas:

Analisar o seu mercado

Um contrato no formato SLA deve contar com a especificação de todas as suas atividades a serem cumpridas, sendo importante então saber como registrar tudo isso, até mesmo para melhor identificar quais são os seus serviços para os clientes a serem alcançados.

Reconhecer suas responsabilidades

Além do esclarecimento sobre os serviços a serem ofertados, é importante também destacar quais são as responsabilidades de quem irá participar de algum tipo de contrato, o que inclui tanto os profissionais como aqueles que contratam o seu ofício.

Nesse sentido é importante destacar tudo aquilo que deve ser cumprido por quem oferece um serviço de lapidação de concreto, mas também quais são as responsabilidades por quem está na posição de cliente, tal como oferecer ferramentas em contratos específicos.

Datas e prazos

Um ponto que associa diretamente a questão das responsabilidades de ambos é a questão dos prazos a serem cumpridos, como a data prevista para terminar uma obra ou qualquer outro tipo de limite que possa estar sendo estabelecido em uma SLA.

Esse contrato deve constar também com as punições necessárias caso o cliente não arque com suas responsabilidades, como a aplicação de juros, assim como para o lado inverso, envolvendo multas caso o limite estabelecido na SLA não seja respeitado.

SLA financeira

Outro ponto importante em relação à produção desse tipo de documento é em relação às diferentes modalidades disponíveis, com um destaque para as SLA financeira, que apresenta pontos como o valor do serviço, taxa de juros, além de outros tópicos.

Uma questão de valor para quem contrata um serviço de desenvolvimento projeto de elétrica para residências, podendo até mesmo encerrar um contrato caso o serviço não esteja sendo cumprido, optando por outros fornecedores que atuem com esse ofício.

Capacitação profissional

Por último, um ponto importante antes de trabalhar com a criação de um documento SLA, informando o tipo de serviço a ser oferecido, é preciso saber como colocar em prática as atividades que estão sendo ofertadas, de forma a impedir preocupações futuras.

Ação que pode englobar, por exemplo, o destaque que um profissional pode encontrar em sua área, pois de nada adianta oferecer um bom contrato se a pessoa responsável por sua confecção não possui capacidade de arcar com aquilo que está sendo anunciado.

Um tipo de situação que pode ser vista até mesmo um cenário cotidiano, como na encomenda de um certo número de salgados para uma festa, onde a não entrega desses alimentos pode estragar tanto o evento como o nome desse profissional no mercado.

Quando se fala sobre o destaque que esse contrato mais flexível vem recebendo no mercado é possível sinalizar a quantidade diversa de profissionais que vem adotando o uso desse novo sistema, indo de agências de publicidade até companhias como o Get Ninjas.

No geral, se trata de um novo método de validação dos serviços que podem estar sendo contratados no mercado, indo desde a personalização de uma bolsa transversal feminina esportiva, até a oferta da prática de limpeza para uma casa, tudo registrado via SLA.
 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!