Veja a importância das datas comemorativas no marketing

Dentro do mercado é comum que existam variações no índice de vendas durante o decorrer do ano, com algumas áreas trabalhando justamente com um sistema sazonal. Para melhorar esse índice é indicado ter atenção às datas comemorativas no marketing.

Eventos esses que servem como uma grande oportunidade para que sua empresa possa trabalhar melhor, aumentando assim o seu percentual de vendas.

Períodos esses que devem ser aproveitados por diferentes tipos de empreendimento, como uma empresa que confecciona capachos personalizados de porta, pode colocar em seu planejamento promoções ou produtos focados na data comemorativa.

Oportunidades que podem se revelar até mesmo sobre a composição dos produtos e serviços que podem ser compartilhados por uma empresa. Como um restaurante que cria um cardápio especial para celebrações natalinas ou com doces especiais durante a Páscoa.

Um conjunto de possibilidades que devem ser observadas por quem gerencia um negócio, de forma a garantir com que o seu número de vendas possa ser otimizado, a partir da forma com que o seu público costuma se comportar durante esses eventos especiais.

Acompanhando assim o próprio conceito de sazonalidade do mercado, como um serviço de higienização de estofados de automóveis, que pode encontrar um número maior de pedidos durante o final de ano, antes de um período no qual o índice de viagens cresce.

O aumento no número de serviço desse tipo de empresa ocorre pela necessidade de quem possui um automóvel garantir que ele esteja em plenas condições antes e após a conclusão de uma viagem de carro com a família, por exemplo.

Com esse crescimento em relação à sua procura nesse período, é indicado que a companhia que trabalha com esse tipo de serviço crie uma campanha especial para a data comemorativa que envolve o fim de ano, de forma a amplificar ainda mais seus resultados.

Sendo esse apenas um dos exemplos que explica a importância desses eventos anuais para o plano de ação de uma empresa. Seja em relação aos seus propósitos de comunicação ou de venda.

O valor das datas comemorativas para o marketing

A administração de uma companhia deve trabalhar não apenas com o intuito de resolver problemas e manter os resultados alcançados, mas ter atenção também a certas oportunidades que surgem durante a gestão de um negócio.

Para garantir dessa forma com que um fornecedor de sacolas e mochilas personalizadas seja capaz de amplificar o seu número de vendas durante épocas específicas, como na proximidade de festas voltadas ao ato de troca de presentes.

A questão é que as datas comemorativas por si só não são suficientes para responder a todas as demandas do mercado, que devem contar com certas possibilidades para assim garantir um bom percentual de vendas durante todo um período anual.

É justamente esse o motivo pelo qual o setor empresarial trabalha de forma constante com a definição de datas comemorativas que, apesar de terem uma origem puramente comercial, ao serem trabalhadas podem conquistar uma consideração maior do público.

Juntando os eventos tradicionais com as datas comerciais, o calendário anual de uma empresa deve observar as oportunidades que se apresentam em eventos específicos, como:

  • - Dia das Mães;
  • - Dia dos Namorados;
  • - Páscoa;
  • - Ano Novo;
  • - Dia dos Pais;
  • - Dia das Crianças.

Datas comemorativas em conjunto de estratégias adequadas de marketing, podem ajudar uma empresa que faz transporte de veículos a alcançar melhores resultados dentro do seu planejamento, usando essas datas para aprimorar sua performance no faturamento.

Isso sem contar com as datas que são assumidamente comerciais, como é o caso da Black Friday, a Cyber Monday e a Semana do Consumidor. Eventos que podem ajudar um negócio a alcançar melhores resultados ao estabelecer promoções durante essas datas.

Questão essa que somente aumenta o valor dessas datas comemorativas para o seu planejamento de marketing. Uma atenção que deve ser tida pelo mercado, diante dos diversos benefícios que podem ser conquistados ao estabelecer ações nessas datas.

Os benefícios de um calendário comercial

Uma organização aprofundada em cima das ações de um negócio é algo que permite a uma empresa alcançar resultados maiores dentro do mercado. Amplificando assim o seu índice de vendas, o número de clientes conquistados, além de outros índices positivos.

Dentro dessa lista de possibilidades que podem ajudar um negócio a se expandir, é válido destacar algumas em específico, como:

Diversas oportunidades ao ano

Ao estabelecer um calendário comercial, uma empresa pode alcançar diversos benefícios com o passar do ano, destacando suas ações comerciais em períodos específicos que podem ajudar uma companhia em relação aos seus objetivos comerciais.

Como uma empresa de aluguel tendas para eventos SP, ao identificar e estabelecer um calendário de eventos anuais importantes, pode desenvolver um planejamento para o seu negócio.

Atenção maior ao público

Trabalhar junto a data de mais importância ao seu público é algo que garante também com a otimização da relação de um negócio com a sua audiência. Por exemplo, o valor que as famílias podem dar para a festa de Natal, sendo um evento que reúne diversos parentes.

Diante disso, uma empresa de perfil familiar pode encontrar nessa data o alcance a melhores oportunidades no mercado, ao estabelecer ações que sejam benéficas tanto para uma companhia como para o público com que esse negócio pretende trabalhar.

Preparação do mercado

Outro ponto positivo de um calendário promocional está na possibilidade do mercado em se antecipar no processo de definição de boas oportunidades para um negócio.

Por exemplo, uma empresa de tratamento de piso pode definir de forma antecipada as campanhas de marketing que serão trabalhadas, existindo assim um tempo maior para desenvolver uma ação chamativa para as datas comemorativas.

Produtos sazonais

Outra possibilidade de se observar as datas comemorativas que se aproximam está na própria oferta dos produtos e serviços que uma empresa pode oferecer a seu público. Destacando assim a sazonalidade de suas mercadorias.

Como uma confeitaria que pode oferecer diferentes opções de doces junto a datas específicas, como sobremesas de chocolate na Páscoa, rabanadas no Natal, balas especiais no Dia das Crianças, além de outras possibilidades.

No geral, trata-se de benefícios amplos, trazendo oportunidades para diferentes perfis de negócio, como uma empresa de portaria para condomínio, assim como uma marca de produtos eletrônicos. Ambos a serem favorecidos por um planejamento no calendário de eventos.

Sendo esse o motivo pelo qual diferentes perfis de negócio trabalham com a definição de ações específicas baseados nas oportunidades oferecidas pelas datas comemorativas.

Exemplos positivos de um calendário promocional

Ao passar a responsabilidade para o seu time de marketing de observar as oportunidades comerciais que surgem em relação a datas comemorativas específicas, diferentes perfis de empresas conquistam sucesso em suas ações no mercado. Cenário esse no qual é válido destacar alguns exemplos de sucesso, como:

Black Friday

Celebrado no mês de novembro, a Black Friday é um evento anual de grande valor comercial, recebendo um destaque cada vez maior dentro do mercado nacional. Diante dessa importância, diversos estabelecimentos comerciais vêm trabalhando com essa data.

Em alguns casos, até mesmo adaptando o seu título, como a Red Friday, celebrada pelas Lojas Americanas.

Natal

O Natal é uma festividade que ganha um destaque especial entre as famílias, por ser um evento que os reúne de forma tradicional. Enxergando isso, a Coca-Cola, sendo um marca que costuma trabalhar com esse público, anualmente faz campanhas para a data.

No que é importante destacar campanhas clássicas, como o Urso da Coca-Cola, sendo a estrela das ações da marca durante as festas de fim de ano.

Halloween

A festa americana do Halloween, vem ganhando um destaque cada vez maior no mercado nacional, sendo então uma data que vem sendo trabalhada comercialmente por diferentes empreendimentos, como lojas de doces e de fantasias, com boas vendas além do Carnaval.

Por ser uma festa de perfil estrangeiro, é comum que cursos de idiomas possam trabalhar com essa data, a partir de campanhas promocionais, que podem estar voltadas à conquista de novos alunos, por meio de descontos a serem oferecidos. 

Outro exemplo que pode ser citado é o serviço de paisagismo para empresa, que por meio das datas comemorativas pode oferecer seu serviço para criar um ambiente personalizado para essas datas especiais e assim melhorando o faturamento da empresa em épocas festivas.

Sendo assim, ficou claro que é essencial que sua empresa entenda a importância das datas comemorativas para o marketing. Portanto, é muito importante estudar tanto o mercado como a relação da sua empresa com datas comemorativas, para assim definir um bom planejamento comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.