Veja dicas de design para você que não é especialista no assunto

O design de um produto pode ser uma das características principais a garantir com que uma mercadoria tenha uma saída maior dentro do mercado, tudo por receber uma maior atenção do consumidor enquanto ele observa as prateleiras.

Além do mercado físico, as questões de design também apresentam valor no cenário digital, como na forma em que um site é organizado, pois a sua construção, utilizando de um design intuitivo, pode ajudar com que um usuário consiga navegar melhor pela plataforma.

Situações benéficas para um negócio que podem ser conquistadas através da forma em que ele trabalha o seu design. Seja na concepção dos seus produtos ou até mesmo em suas embalagens, ou seja, características que podem obter uma maior atenção do cliente.

Esse então é um tópico que merece atenção até mesmo no processo de fabricação de uma mercadoria, como acontece durante a inspeção visual de solda, bem como em muitos outros momentos e segmentos de atuação. 

Companhia que deve oferecer ao mercado modelos customizados, com a marca em destaque dos estabelecimentos comerciais que façam esse tipo de encomenda, de forma a garantir com que o nome do seu empreendimento seja bem trabalhado com seu público.

Marca essa que também deve receber uma atenção maior em relação aos tópicos de design, como na construção de sua identidade visual, as cores adotadas por essa marca, além de muitos outros atributos que podem ser trabalhados tendo o design como centro.

Tudo ao levar em conta a importância que a própria sociedade costuma dar aos elementos visuais como um todo, como por meio da valorização estética que atinge os mais diversos campos, inclusive a forma com que o ser humano olha para si mesmo.

Relação que faz com que os detalhes sobre o design de um produto ou equipamento seja de grande valor para empreendimentos diversos, até mesmo para uma empresa de mecânica industrial, já que o design está além também da questão visual.

Trabalhando com formas de maneira geral, o que pode ser positivo para a construção de peça otimizada para o seu manuseio, da mesma forma em que uma tesoura de design otimizado pode permitir melhor o seu uso por pessoas canhotas, por exemplo.

Ou seja, o design é algo de grande valor para o mercado e para sociedade, exigindo que alguns profissionais tenham um conhecimento maior em cima desse conceito, mesmo que de forma ainda não muito aprofundada.

Do que se trata o design?

A importância de um profissional de design para uma empresa é algo que vem sendo discutido em uma intensidade cada vez maior. Contudo, é comum que não exista um conhecimento amplo sobre algo mais específico, que é sobre o que se trata o design.

Um conceito que está associado principalmente à composição de um produto ou projeto, estando atento aos aspectos visuais, mas também a outras características relacionadas à sua construção, como a funcionalidade dessa obra e para o que ela está voltada.

Ou seja, o design de um objeto está muito associado à finalidade deste item, como uma peça de decoração, que precisa contar com um visual de destaque, ou então uma ferramenta mecânica, que deve realizar de forma correta os serviços que lhe são exigidos.

Mesmo que seja algo simples, como a função de bater em relação a um martelo. Ou algo maior, como encargo de transportar produtos, no caso de correias elevadoras que são instaladas em uma fábrica.

O conceito de design se associa a tudo isso, contudo ele vem recebendo uma valorização maior em cima do campo digital diante da expansão cada vez maior desse tipo de conceito nos dias de hoje, atingindo principalmente o cenário comercial.

Nesse cenário, a função de um designer para a internet, com um foco especial na ação de tratamento de imagens, acaba ganhando um certo destaque.

Os serviços de um profissional dessa área acabam sendo procurados para lidar com a construção de diferentes projetos visuais, entre eles:

  • - Logotipos;
  • - Banners;
  • - Pôsteres;
  • - Identidade visual de uma marca;
  • - Construção de um site.

Todas essas são questões de alta relevância para que um negócio conquiste uma visualização em relação aos seus clientes, sendo um mercado no qual um profissional de design pode ter destaque na construção de estampas para os mais diversos produtos.

Além de muitas outras finalidades, o que vem destacando cada vez mais a importância desse profissional, alguém que pode ser responsável pela criação da identidade visual de uma marca de sabonetes e pelo design de embalagem de acessórios para roçadeira.

Ou seja, o design é em geral um tópico de grande valor para os seus negócios, e não é preciso ser um grande especialista no assunto para entender isso.

No entanto, é importante conhecer o máximo possível sobre a área, mesmo sem ser um profissional, para alcançar bons resultados em seus projetos.

Dicas para quem busca iniciar no design

A criação de um bom projeto de design deve contar com uma série de características que o tornam não só visualmente agradável ou provocador, mas também intuitivo o bastante que ajude o público a cumprir uma finalidade associada à criação desse design específico.

E de forma a se destacar nessa área ou ao menos saber como passar de forma adequada as suas intenções com um projeto para o profissional de design responsável por isso, é importante estar atento às seguintes dicas:

Organização visual

Para que uma empresa funcione de forma adequada, ela deve contar com um bom sistema de organização, como na divisão de tarefas por setores responsáveis para lidar com cada tipo de problema. O mesmo tipo de organização que recebe valor em um design.

É importante destacar a organização visual dessas peças, respeitando a distância desses objetos, além de outros tópicos que possam ser aplicados na criação de um anúncio não só agradável, mas fácil de entender a sua mensagem comercial ali presente.

O mesmo tipo de organização que uma célula automatizada traz para uma fábrica em relação ao seu manuseio e transporte de mercadorias, porém com um foco na construção visual de um design.

Escolha correta de fontes

Quando se fala em design, é fácil prestar atenção somente nas imagens em si, mas a própria construção das palavras pode ter uma importância em um projeto, principalmente em relação à tipografia escolhida.

Algo a se ter importância para diferenciar o texto corrido do seu título, para destacar a identidade visual de uma marca, além da escolha de uma fonte que se adeque ao estilo de um anúncio, por exemplo.

Estudo das cores

As cores são importantes não só para dar vida a um projeto, mas também pelo significado por trás de cada tonalidade presente. Como na relação entre o branco e a limpeza, o preto e uma marca de linha premium ou o verde com a questão ambiental.

Questões que precisam ser levantadas para quando uma empresa de usinagem de peças resolver criar um anúncio para os seus serviços. Como na opção por apostar no cinza, sendo uma tonalidade normalmente associada ao setor industrial.

Aposte na simplicidade

O excesso de imagens em um anúncio pode prejudicar a qualidade da percepção de sua imagem por meio de uma poluição visual. Para se evitar isso, é importante recorrer a designs mais simples, que passem a sua ideia por meio de uma criação mais direta.

Contudo, atenção para não exagerar muito no minimalismo, algo que pode prejudicar o público até mesmo a entender a função de um objeto ou então de um símbolo presente em uma marca, diante da falta de detalhes.

Atenção às novidades

É comum que a sociedade passe por um processo frequente de modificações, e o mesmo pode ser dito sobre o campo de design, sendo comum a existência de diferentes correntes artísticas em cima dos projetos de design.

Em cima disso, da mesma forma que uma empresa que opera com o conserto de ventiladores industriais deve estar atenta às novas ferramentas de trabalho disponíveis, quem trabalha com design também deve observar as novidades nesse sentido.

Ao ter atenção a essas dicas, é possível garantir que a criação dos seus projetos de design tenha maiores chances de sucesso, assim como acontece com diversas empresas presentes no mercado, que se tornam conhecidas somente por elementos visuais.

Como é o caso da Nike com o seu logotipo, o banco digital Nubank com o uso de uma tonalidade específica de roxo, o biscoito Cheetos com a fonte associada às manchas de uma chita (mascote da marca) ou a simples letra N que marca os anúncios da Netflix.

Um mesmo tipo de conceito que pode ser garantido aos mais diversos projetos, de uma empresa de diligenciamento até um pequeno armazém de bairro, todos a contarem com o apoio de um bem aprofundado projeto de design.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!